Dicas

6 pequenos truques para entreter as crianças em viagens longas

6 pequenos truques para entreter as crianças em viagens longas
By     -   On

Viajar com crianças é uma experiência incrível, mas aqueles itinerários mais demorados, inegavelmente, são um verdadeiro desafio! Porém, existem alguns truques bem simples que ajudam a entreter as crianças em viagens longas. Assim, viajar com os pequenos nunca mais será um drama!

Se você tem filhos pequenos (e em idade escolar), sabe como viagens longas são difíceis e cansativas. Mas, tanto de carro, como qualquer trem ou avião, essas dicas vão fazer o tempo passar voando. Mais ainda, chegar ao destino com a sensação de que a viagem foi rápida.

Antes de começar

Antes de tudo, é preciso estabelecer expectativas realistas. Afinal, crianças são imprevisíveis e, acima de tudo, são crianças. Portanto, tenha uma boa predisposição para, se as coisas não saírem como planejado, não perder a calma.

Ademais, as dicas servem para pais e mães de crianças em idade escolar, pois podem entretê-las por algum tempo. Mas é preciso ter predisposição e flexibilidade, já que é fundamental atender às preferências dos pequenos.

Kit de sobrevivência para entreter crianças em viagens longas

1. Massinha de modelar

Além de ser uma distração, a massinha de modelar é perfeita para desenvolver a motricidade e a imaginação. Por isso, compre pacotes pequenos e imprima algumas ideias para as crianças se inspirarem.

E, se viaja de carro, leve uma bandeja para facilitar a modelagem. Mas, não se esqueça das toalhinhas úmidas para limpar tudo após a brincadeira.

Leia mais: Sem tempo para ler? 5 audiolivros para descobrir o Brasil

2. Desenhos são ótimos para entreter crianças em viagens longas

Basta uma caderneta, lápis de cor ou canetinhas para ocupar o tempo, ainda que precisem de pouco espaço. Mas, adapte-se aos gostos da criança para que isso dê certo.

Por exemplo, desenhar em quadradinhos, usar a imaginação ou copiar objetos.

3. Mini jogos de tabuleiro

Sim, uma das melhores formas de entreter crianças em viagens longas é jogando! E nem precisa ocupar espaço na mala, pois existem diversos jogos com versão de viagem. Por exemplo, Monopoly, Parchís e Virus!

Mas, se você esqueceu deles, use jogos tradicionais mesmo, como Jogo da Forca, Batalha Naval ou Stop.

4. Leitura

Na verdade, este é um hábito importante para qualquer momento, não só em viagens. Mas, nos passeios, incentive a criança a ler algo que goste. Por exemplo, gibis, novelas gráficas e até livros de youtubers.

Entretanto, se a leitura for difícil, leve revistas infantis com passatempos.

5. Tablet ou smartphone também podem entreter crianças em viagens longas

Antes de mais nada, alertamos para usar essa dica com moderação. Afinal, a ideia é que a criança se divirta! Mas, no avião ou no carro, mostre jogos, filmes infantis ou desenhos animados. São opções interessantes, mas deixe de lado ao chegar no destino.

Leia mais: 7 melhores destinos nos Bálcãs que são de cair o queixo

6. Comida

Não tem forma melhor de entreter crianças, mas também adultos, em uma viagem longa do que comida! Portanto, aposte em snacks, sanduíches ou um piquenique.

Se viajar de carro, pare em alguma lanchonete pelo caminho para distrair a criança. Mas, preparar algum lanche especial também é uma dica.

Em fim, viajar com crianças é uma experiência maravilhosa que nos permite conhecer o mundo e descobri-lo através dos seus olhos. Mas é preciso ser realista e, quando os trajetos duram várias horas, tanto crianças quanto adultos estão ansiosos para chegar ao destino.

A melhor dica? Manter a calma e seguir estas 6 dicas para que as crianças se divirtam durante toda a viagem.

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.