Brazil Greece

»

»

7 países que comemoram o São João além do Brasil

| Em 08/06/2023 às 09:00

Junho mal chegou e nós já estamos como? Com o barulho da sanfona e buscando uma festa junina atrás da outra. Mas, sabia que, embora nossas festas sejam incomparáveis, essas comemorações não são exclusivas do Brasil? Confira, a seguir, 7 países que também comemoram o São João. 

7 países que comemoram o São João

Portugal

Antes mesmo do mês de junho começar, os portugueses começam a pesquisas sobre a programação das tão esperadas Festas de São João. Principalmente, quem mora no Porto ou Braga, onde os primeiros registros datam do século XIV. 

Na Invicta, os arraiais acontecem em diversos bairros, sempre com muita música e comida boa. Na famosa Ribeira, mesmo às margens do Douro, as pessoas se reúnem para tradições divertidas, como bater (levemente) com martelinhos de plástico na cabeça das outras. 

E, sem dúvidas, assistir à soltura dos balões em uma festa que começa ainda no dia 23 de junho e segue noite adentro. Em Braga, as danças do Pastores e do Rei David estão entre os principais costumes. 

Espanha

A Espanha também é um dos países que comemoram o São João e as festividades variam conforme cada região. Em Soria, por exemplo, as festas duram seis dias, cada um com programação específica. E, só para ilustrar, algumas existem há mais de 500 anos! Além da cidade, dá para festar também em:

  • Alicante
  • Granada
  • Ilhas Baleares
  • Catalunha
  • Galícia

Porto Rico

O padroeiro do país é justamente São João, logo, nada mais natural do que celebrá-lo, certo! Tanto que dá nome à própria capital, San Juan! Uma tradição para “afastar a má-sorte” durante as festividades é se jogar de costas no mar três, sete ou até doze vezes à meia-noite, ou então tomar um banho de rosas. 

A prática tem inspiração nos batismos realizados por São João no rio Jordão e atualmente simboliza deixar o mar levar embora tudo o que é negativo, iniciando uma nova vida. Como resultado, as praias lotam nessa noite, repletas de música e comida.

LEIA MAIS: Eita mês bão, sô: simpatias dos santos de junho para ter a magia ao seu favor

Canadá está entre os países que comemoram o São João

O Dia de São João Batista é feriado nacional no Quebec. Inicialmente associada à religião católica, que distinguia os francófonos dos anglófonos, a festa evoluiu para uma celebração secular da identidade quebequense. 

Apesar disso, popularmente ainda se chama Saint-Jean. As tradicionais fogueiras continuam parte importante da festividade, com mais de 300 delas espalhadas pela província, juntamente com shows, desfiles e espetáculos de fogos de artifício.

Estônia

Na Estônia, um dos países que comemoram São João, a festa combina elementos dos festivais pré-cristãos com a comemoração da liberdade e do patriotismo. Isso ocorre porque uma das batalhas mais importantes da Guerra da Independência do país aconteceu em uma noite de São João, em 23 de junho de 1919. 

Assim como na Festa de Santo Antônio no Brasil, as pessoas pulam sobre as fogueiras e o amor é um tema recorrente. Uma das histórias tradicionais narra o encontro anual dos apaixonados Koit e Hämarik, que ocorre nessa noite, considerada a mais curta do ano.

LEIA MAIS: Dia dos Namorados: veja o vinho perfeito para uma noite romântica e inesquecível

Peru

Nas selvas do Peru, são os rios que recebem as pessoas para o “baño bendito” no Dia de São João. Nessa ocasião, é comum saborear o Juane, um prato feito com arroz, ovos, azeitonas, coxa de frango e chicória, envolto em folhas de uma planta chamada bijao

Essa preparação assume uma forma redonda que simboliza a cabeça de João Batista, a qual foi pedida em um prato pela filha de Herodíades. Em Iquitos, após a missa e a procissão, ocorre um baile ao redor de uma palmeira chamada Humisha, que está repleta de presentes.

Países Eslavos também comemoram o São João

Por fim, nos países eslavos, a água tem papel fundamental, principalmente nas festividades de Ivan Kupala, que ocorrem na Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Polônia e Lituânia. Como a palavra “Kupala” se traduz como “banho”, o nome completo da festa pode ser interpretado como referência a João Batista, aquele que realiza batismos. 

Durante as comemorações, as garotas lançam guirlandas de flores na água e pulam sobre fogueiras, sejam sozinhas ou acompanhadas. 

Então, já decidiu quais dos países que comemoram o São João pretende conhecer? Aproveite e confira artigos semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest