Dicas

Agora vai! 9 dicas para maximizar sua produtividade e alcançar suas metas

Agora vai! 9 dicas para maximizar sua produtividade e alcançar suas metas
By     -   On

O estudo é uma parte essencial da aprendizagem, mas nem sempre é fácil manter o foco e a motivação necessárias para obter bons resultados. Nesta página, você encontrará dicas e estratégias baseadas em estudos científicos para melhorar seus hábitos de estudo.

9 dicas para maximizar sua produtividade

Encontre um bom lugar para estudar

Encontrar um local adequado para estudar é um dos elementos mais importantes para estudar bem. Procure por um lugar tranquilo, com o mínimo de distrações — algum lugar onde você possa se concentrar e não seja interrompido por sons altos ou pessoas que constantemente exigem sua atenção.

Uma biblioteca escolar ou pública, uma cafeteria ou um canto tranquilo da sua casa podem ser bons lugares para começar.

Minimize as distrações

Escolher um bom local para estudar pode ser o primeiro passo para se manter concentrado em seu trabalho. Mas existem muitos tipos de distrações que podem alcançá-lo, não importa onde você escolha trabalhar. Aqui estão algumas dicas para minimizar essas distrações:

  • Desligue o Wi-Fi

Se você estiver trabalhando em um computador e não precisar do Wi-Fi, tente desligá-lo. Isso pode evitar que você inadvertidamente se distraia com partes da internet.

  • Esteja atento ao seu celular

Não é segredo que nossos smartphones podem ser muito distraentes. Desativar suas notificações, manter seu celular fora de vista em sua bolsa ou entregá-lo a um amigo para que você não o verifique com frequência pode ajudá-lo a se concentrar.

Você também pode experimentar um aplicativo de foco, como Forest ou Focus To-Do, que pode bloquear aplicativos distrativos e definir temporizadores para sessões de estudo.

Estude com um amigo

Às vezes, estudar com um amigo ou dois, mesmo que não estejam trabalhando no mesmo material, pode ajudar a mantê-lo responsável e concentrado.

Certifique-se de que todos estejam alinhados em relação a estudar e evitar distrações, até que chegue o momento apropriado para fazer uma pausa.

Faça pausas

Fazer pausas intencionais tem sido relacionadas a uma melhor retenção, aumento da atenção e aumento de energia. Pesquisas mostram que trabalhar por cerca de 50 minutos, e depois dar a si mesmo uma pausa de 15 a 20 minutos, pode levar à produtividade máxima. Aqui estão algumas maneiras de fazer uma pausa:

  • Fazer uma caminhada curta
  • Relaxe com um amigo
  • Estique-se
  • Medita
  • Zona e sonhe acordado
  • Coma um lanche
  • Tome um banho
  • Limpe a sua mesa ou quarto
  • Ouça uma música que melhore o seu humor

 

Não todas as pausas são criadas iguais. Checar o seu celular ou mídias sociais como uma pausa de estudo pode na verdade estar relacionado a uma diminuição de desempenho.

Estabeleça objetivos de estudo para cada sessão

Eles podem ser baseados em tempo ou em conteúdo. Por exemplo, você pode ter como objetivo estudar por duas horas ou revisar três capítulos do seu livro didático – ou ambos.

Não seja muito rígido consigo mesmo se você não conseguir passar por tanto material quanto havia planejado; às vezes, estudar pode levar mais tempo do que o esperado. Continue fazendo pausas bem espaçadas e agende outra sessão de estudo.

LEIA MAIS: 3 notebooks incríveis para trabalhar e estudar em 2023 e atingir suas metas!

Se recompense

Se recompensar com guloseimas – “subornando” a si mesmo – tem sido relacionado a um melhor autocontrole e pode ser útil na formação de bons hábitos. Dizer a si mesmo que vai ganhar uma pequena recompensa se concluir a seção que pretendia passar, ou talvez uma recompensa maior se tiver um dia produtivo de estudo, pode ser uma boa motivação para alcançar seu objetivo.

Pequenas recompensas podem ser um chocolate, uma bebida quente da sua cafeteria favorita, um jogo rápido de sua escolha ou um episódio curto de uma série de TV. Recompensas maiores para um dia longo de estudo ou após a realização de um exame podem incluir comer sua refeição favorita, passar algum tempo relaxando com amigos ou fazendo a atividade favorita.

Faça testes práticos

Testes e provas práticas são ferramentas úteis para ajudar os alunos a aprender e reter informações. Além de revelar lacunas no conhecimento e reduzir a ansiedade em relação às provas, ser testado faz com que nós recuperemos informações da memória – uma forma poderosa e comprovada de manter as informações que aprendemos.

Não tem um teste prático? Existem várias maneiras de se “testar” e obter os mesmos benefícios. Experimente os seguintes métodos:

  • Crie cartões de memória
  • Escreva suas próprias perguntas
  • Procure por questões práticas online
  • Peça a um amigo para fazer perguntas

Além disso, peça ajuda

Você pode se encontrar preso em um problema ou incapaz de entender a explicação em um livro didático. Alguém que seja capaz de ajudá-lo a resolver o problema pode fornecer a explicação fresca que você precisa. Aborde seu professor, assistente de ensino, amigo ou membro do grupo de estudos para obter novas maneiras de entender o que você está preso. Sente que pode se beneficiar sendo orientado em um assunto? Considere procurar um tutor.

Mas cuide de si mesmo

No final do dia, o seu cérebro é um órgão do seu corpo. Cuide dele, cuidando de si mesmo. Pratique exercícios físicos regularmente, alimente-se bem, não beba em excesso, durma bem e cuide do seu bem-estar mental.

  • Sono

Estudos têm mostrado que a privação do sono está ligada a uma diminuição da função cognitiva, incluindo redução do tempo de atenção e desempenho inferior em testes. As necessidades de sono variam de pessoa para pessoa, mas em geral é recomendado dormir entre sete e oito horas e meia por noite. Além disso, dormir mais pode torná-lo mais feliz e beneficiar sua vida social.

  • Alimentação

Tente incorporar mais frutas, legumes, fontes de proteína vegetal, nozes e óleos insaturados, como o azeite de oliva, em sua dieta. Todos esses alimentos estão relacionados a um melhor desempenho cognitivo.

  • Exercício físico

Exercitar-se traz oxigênio para a parte do seu cérebro responsável pelo pensamento, incentiva o desenvolvimento de novas células nervosas e aumenta as conexões entre as células cerebrais. Isso faz com que o cérebro se torne mais plástico e eficiente, além de trazer uma série de outros benefícios à saúde, como redução da pressão arterial, redução do estresse mental e controle de peso.

  • Bem-estar mental

A saúde mental é importante porque nos ajuda a lidar com o estresse, melhora nossos relacionamentos com os outros, nos permite viver de forma mais significativa e ser mais produtivos no trabalho. Praticar exercícios físicos, se alimentar bem e dormir bem podem melhorar nossa saúde mental. Mas existem outras maneiras de fortalecer a força mental, como se conectar com os outros, praticar a gratidão, meditar e desenvolver um senso de significado na vida.

Conclusão

No entanto, não esqueci que a chave para estudar com sucesso é ser consistente e manter-se motivado, mas também saber quando é hora de relaxar e cuidar de si mesmo.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Brazil Greece

Equipe de redatores com foco na produção de conteúdo relacionado a viagens, saúde, cultura, curiosidades e dicas em geral. Temos no nosso time profissionais gregos que compartilham com vocês assuntos da Grécia e da cultura grega, como comidas, receitas, tradições, além de assuntos relacionados à Grécia Antiga e à Mitologia Grega.