A primavera europeia está aí e, a princípio, é uma boa época para viajar pelo continente. Primeiro, porque o sol começa a abrir e os dias ficam mais longos. Em segundo lugar, ainda não há uma multidão de turistas e os preços estão favoráveis. Logo, uma dica é viajar pelas ilhas mais bonitas do Mediterrâneo. Inclusive, entre elas, há quatro ilhas gregas que encantam qualquer viajante.
A classificação abaixo é da revista espanhola Viajar. Para chegar às 10 ilhas, consideraram fatores diversos. Por exemplo:
- atrações turísticas
- sítios que são Patrimônio da Humanidade
- quantidade de praias com bandeira azul
- temperatura da água
- horas de sol
O resultado, você vê abaixo. O difícil vai ser escolher o seu destino entre tantas belezas!
4 ilhas gregas entre as mais bonitas do Mediterrâneo
A Grécia, sem dúvidas, é um país de beleza inestimável, tanto histórica quanto cultura e natural. Entre seus destinos mais populares, estão as ilhas, banhadas pelo mar azul estonteante. Quatro delas entraram no ranking da revista. Veja quais são:
Creta
Se é para falar de praias com Bandeira Azul, Creta, inegavelmente, é a líder indiscutível. Além disso, tem muitas atrações e lugares para visitar.
Ou seja, é um destino completo, ideal tanto para quem ama praia quanto para aqueles com uma vibe mais cultural. Só para exemplificar, há os sítios arqueológicos da civilização minoica, como o Palácio de Cnossos.
Por outro lado, as trilhas na Garganta de Samaria são sempre uma boa opção de quem gosta do contato com a natureza.
Leia mais: 5 melhores lugares para visitar em junho: veja qual está no meio!
Rodes é uma das ilhas gregas que se destaca no Mediterrâneo
A maior ilha do arquipélago do Dodecaneso também tem enorme número de praias com Bandeira Azul. Além disso, boa temperatura da água e às muitas horas de sol, principalmente durante o verão.
Entre as atrações mais populares, destaca-se a cidade medieval de Rodes, Patrimônio da Humanidade desde 1988. Ainda, o Palácio dos Grandes Mestres, o Grande Hospital e a rua dos Cavaleiros.
Cefalônia
A praia de Myrtos é, por si só, razão mais do que suficiente para viajar a Cefalônia. O paraíso com 800 metros de areia branca, protegido por penhascos de calcário e florestas de pinheiros, sempre aparece nas listas das praias mais bonitas da Grécia.
Mas, a maior das ilhas Jônicas tem muitos outros atrativos. O Parque Nacional de Enos, por exemplo, é perfeito para caminhadas. Ademais, há aldeias cheias de beleza como Fiskardo ou Assos, bem como a caverna de Melissani entre seus inúmeros encantos.
Zakynthos é uma das ilhas gregas mais incríveis
Da mesma forma que Myrtos é a joia da Cefalônia, Zakynthos tem a praia de Navagio. Só para ilustrar, trata-se de um dos locais mais fotografados da ilha, inclusive, graças aos restos do navio naufragado que estão na costa.
No entanto, a região também é conhecida pela animada vida noturna e a completa oferta de atividades culturais. Entre as atrações mais notáveis:
- mosteiros de Anafonitria e de Panagia Skopiotissa
- castelo veneziano de Bohali
- igreja de Agios Dionysios, padroeiro de Zakynthos.
E, se quiser explorar mais ilhas gregas, sempre temos Corfu e Santorini, bem como a ilha de Lesbos.
Leia mais: Ilha do tamanho da Islândia é descoberta no mar do Brasil
As mais belas ilhas do Mediterrâneo
Além das quatro ilhas gregas, a revista listou, ainda, outras seis maravilhas banhadas pelo Mar Mediterrâneo. São elas:
- Sicília, Itália: combina cultura, história, beleza natural, bom tempo e, claro, praias de sonho. Sem falar na quantidade de Patrimônios da Humanidade
- Chipre: além das praias com Bandeira Azul, se orgulha da temperatura da água invejável, chegando a alcançar os 26 graus no verão
- Sardenha, Itália: as praias são um dos grandes atrativos da Sardenha e, de fato, há quem diga que o mar não tem nada a invejar do Caribe. Mas, é essencial reservar um tempo para descobrir sítios históricos, como Su Nuraxi di Barumini, e os encantos de Cagliari, a capital da ilha
- Maiorca, Espanha: assim como as ilhas gregas, combina locais de interesse e praias espetaculares. Só para ilustrar, lá ficam as Ilhas Baleares, a exemplo de Ibiza
- Malta: um dos melhores lugares do Mediterrâneo para mergulho, pois possui águas cristalinas, vasto ecossistema marinho e, além disso, numerosos navios naufragados da Segunda Guerra Mundial.
- Djerba, Tunísia: conhecida como “a ilha dos sonhos”, é um dos destinos mais populares do país. Um paraíso que serviu de inspiração para Homero, pois foi aqui que os marinheiros que acompanhavam Ulisses na Odisseia se esqueceram do mundo depois de provar o lótus.
Entre ilhas gregas e as outras da região, belezas no Mediterrâneo, não faltam! O desafio, como já comentamos, vai ser escolher quais conhecer!
0 comentários