Ser uma referência de liderança é uma posição difícil. Afinal, é algo que envolve não a tomada de decisões e também inspirar e motivar aqueles ao seu redor. Então, por esse motivo, muitas pessoas procuram por estratégias e ideias para melhorar nesse aspecto, mas nem sempre elas são eficazes. Ainda assim, entre centenas de métodos e filosofias, o estoicismo aparece como uma ótima solução. Nesse sentido, alguns pensamentos se destacam e podem ser muito úteis para qualquer líder. Por isso, aqui explicaremos algumas dicas do estoicismo para ser um ótimo líder.
Antes de mais nada, já falamos do estoicismo por aqui, ele é uma corrente de pensamento da Grécia antiga que pode te ajudar em diversas áreas da vida. Na verdade, não é à toa que a filosofia grega se propagou por todo o mundo. Então, por que não aplicar alguns dos seus princípios no seu dia a dia? Vamos lá!
Princípios do estoicismo para se tornar um bom líder
1. Não negue os seus erros
Séneca disse o seguinte: “Por que nenhum homem confessa suas faltas? Porque ele ainda está ao seu alcance…”. Para o filósofo, muitas pessoas não confessam os seus erros porque eles ainda podem ser corrigidos. No entanto, outras podem evitá-los por puro orgulho, o que é inaceitável entre líderes.
Nesse caso, quando as falhas são apontadas, o certo é ouvi-las com atenção. Dessa forma, é possível analisar como te afetam e se é possível corrigi-las.
Leia mais: 5 segredos da Acrópole de Atenas são finalmente revelados
2. Aceite que nem tudo pode ser controlado
“O que não controlamos, controla-nos.” – Epicteto. Essa ideia é bem simples: muitas coisas da vida profissional e pessoal não podem ser controladas por nós, mas acabamos presos a elas e a ideia de tentar corrigi-las. Por esse motivo, o estoicismo defende a ideia de focar apenas naquilo influenciado por ações nossas e aceitar que nem tudo está sob controle.
Assim, é possível direcionar mais energia e esforço para a direção correta, aumentando sua produtividade e da sua equipe. No final, é a melhor maneira de um líder agir de maneira racional, mantendo o equilíbrio em suas escolhas e gestão de pessoas.
Leia mais: 7 contos incríveis para você ficar fluente em inglês rápido
3. Desapegar da sua vaidade é outra dica do estoicismo para se tornar líder
Mais uma vez, Epicteto deixa claro a importância de conhecer nossas limitações: “Jogue fora suas opiniões vaidosas, pois é impossível para uma pessoa começar a aprender o que pensa que já sabe.” Para ele, devemos estimular o aprendizado constante, o que significa deixar o ego de lado e buscar novas fontes de conhecimento.
Para um líder, deixar opiniões de lado, mesmo que muito convicto por elas, é uma habilidade mais do que necessária.
Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!
0 comentários