Brazil Greece

»

»

Mudança nos remédios do Brasil já está valendo e irá pesar no bolso

| Em 01/04/2024 às 07:33
Freepik.

Quem for comprar medicamentos deve preparar o bolso! O preço dos remédios está 4,5% mais alto, em todo o país. O reajuste, definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para os fabricantes, passou a valer neste domingo (31/3). O repasse pelas farmácias pode ser integral ou gradual, ao longo do ano.

Em nota, o Ministério da Saúde aponta que o reajuste anual dos medicamentos em 2024 é o menor índice desde 2020. Ademais, a porcentagem não representa um aumento automático nos preços, mas sim um teto máximo permitido para as empresas farmacêuticas.

De acordo com a resolução, os fabricantes devem divulgar amplamente os novos preços dos produtos, que não podem ultrapassar os valores publicados pela CMED. Além disso, as farmácias têm a opção de aplicar o reajuste de 4,5% de uma só vez ou parcelá-lo ao longo do ano.

A medida visa equilibrar os custos e garantir o acesso aos medicamentos.

Como o novo preço dos remédios é estabelecido?

De modo geral, o índice de reajuste tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Trata-se do principal parâmetro utilizado para ajustar os valores de bens e serviços.

Para isso, o IPCA considera a inflação oficial do país. Neste sentido, avaliou o período de março de 2023 a fevereiro de 2024. Com relação ao preço dos remédios, o ajuste visa compensar os custos de produção acumulados nos últimos 12 meses e impacta cerca de 13 mil produtos.

Mas, vale ressaltar que o cálculo anual desse reajuste é de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Assim, o objetivo é garantir o equilíbrio entre os interesses da indústria farmacêutica e a acessibilidade dos medicamentos para a população.

Sendo assim, as empresas farmacêuticas podem ajustar os preços dos seus produtos apenas uma vez por ano. Ademais, a ANVISA utiliza uma fórmula específica para calcular o reajuste, considerando diversos fatores como a inflação, a produtividade do setor e os custos de produção.

Leia mais: Cia aérea: uma das melhores do mundo deve voltar ao Brasil!

Como lidar com o reajuste dos medicamentos?

Se o preço dos remédios subiu, resta saber como não comprometer o orçamento. Deste modo, vale pensar em algumas estratégias, sobretudo por se tratar de produtos essenciais. Por isso:

  • Pesquise preços em diferentes farmácias: utilize ferramentas online ou compare preços presencialmente para encontrar o melhor custo-benefício.
  • Considere medicamentos genéricos: os genéricos são equivalentes aos medicamentos de referência em termos de qualidade, segurança e eficácia, mas geralmente são mais baratos.
  • Converse com seu médico: busque alternativas terapêuticas mais acessíveis, como medicamentos com princípios ativos similares ou programas de desconto para pacientes com doenças crônicas.

Mas, seja qual for o preço dos remédios, sempre compre medicamentos com receita médica. A automedicação, ainda que uma prática comum, traz riscos a médio e longo prazo à saúde, hein?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest