No mundo das palavras, a maioria das coisas tem gênero, até mesmo as pessoas e as comidas que amamos! E quando se trata do nosso idioma em específico, há palavras do português que ninguém sabe escrever no feminino.
Na verdade, a nossa língua é uma das mais difíceis. Então, mesmo que às vezes a gente pense saber, sempre é possível descobrir uma novidade ou uma “pegadinha” do português.
Por isso, se você já se confundiu com palavras como ‘embaixador’ ou ‘maestro’ e não sabe qual a forma correta do feminino, fique tranquilo! Neste guia prático, vamos te ajudar a falar sem erros. Então, confira a seguir.
Palavras em português que ninguém sabe o feminino
1 – Embaixador
A forma feminina de ‘embaixador’ é ‘embaixadora’, e não ‘embaixatriz’. Essa última, na verdade, deve ser usada para a esposa do embaixador.
Leia mais: 7 palavras do tempo dos nossos avós que não usamos mais
2 – Maestro
Para uma mulher na batuta, não é ‘maestro’, mas sim ‘maestrina’! Apesar de ‘maestro’ ser comumente usado para mulheres, a forma correta é ‘maestrina’.
3 – Cavaleiro
Aqui a coisa muda um pouco, pois existem duas opções válidas para o feminino de ‘cavaleiro’: ‘amazona’ ou ‘cavaleira’.
‘Dama’, por sua vez, é um termo mais específico que se refere à esposa ou filha de um nobre.
4 – Músico
A forma feminina de ‘músico’ é ‘música’. Atenção: ‘musicista’, apesar de neutro, não deve ser usado como alternativa feminina!
Leia mais: 7 gírias brasileiras que podem dar confusão fora do país
5 – Indivíduo
Diferente das anteriores, ‘indivíduo’ é uma palavra que mantém sua forma para ambos os gêneros, não havendo distinção entre masculino e feminino.
6 – Charlatão
Aqui a gente tem duas opções: ‘charlatã’ ou ‘charlatona’. Ambas as formas são aceitas e adaptam a palavra ao gênero feminino.
7 – Javali
Para os amantes da caça, a boa notícia é que ‘javali’ tem feminina sim e é uma das palavras do português que ninguém sabe escrever no feminino! A forma correta é ‘javalina’.
8 – Presidente
A palavra ‘presidente’ é sobrecomum, ou seja, pode ser utilizada tanto para mulheres como para homens. No entanto, a forma feminina ‘presidenta’ vem sendo aceita em algumas situações.
Leia mais: 10 palavras que mostram que você pode saber japonês e nem imagina
9 – Ladrão
Se prepare para a surpresa: a forma feminina de ‘ladrão’ é ‘ladra’, e não ‘ladrona’. ‘Ladrona’ ainda é usada, mas está extinta.
10 – Monstro
Prepare-se para ter a mente explodida! ‘Monstro’ é um substantivo que não muda de forma para indicar gênero. Portanto, esqueça ‘monstra’ ou ‘monstrenga’, pois essas formas são erradas e até depreciativas.
0 comentários