Brazil Greece

»

»

3 Países brigam até hoje pela origem dessa sobremesa – Veja a receita fácil!

| Em 28/10/2022 às 06:27

Crème brûlée é uma das sobremesas mais populares do mundo que dividiu a sua origem dois concorrentes eternos, França e Inglaterra. Segundo os britânicos, era um doce tradicional da Inglaterra que costumava servir em banquetes.

No entanto, o nome francês do doce fazem com que os franceses sejam os mais prováveis criadores da sobremesa. Em algum lugar do meio estão os espanhóis que argumentam que Crème brûlée é uma variante de Crema Catalana. Mas não há nada que prova a versão espanhola.

Pelo contrário, os franceses ainda têm uma prova em suas mãos que prova que talvez Crème brûlée seja originalmente da França!

A receita desse controverso doce apareceu pela primeira vez em um livro de receitas do chef francês François Massialot em 1691, sob o nome francês ‘Crème brûlée’.

E quando os franceses estavam prontos para assumir todos os direitos, o próprio chef francês na próxima edição, renomeou “Crème brûlée” de “Crème Anglaise” e novamente os britânicos reivindicaram esse doce único.

Eventualmente, o termo francês Crème brûlée prevaleceu, nome que significa “creme queimado” e se estabeleceu no final do século XIX.

Desde então, os ingleses afirmam que os franceses roubaram o título da origem da receita apenas porque dominavam linguisticamente a terminologia da gastronomia.

Depois de aprender a história de Crème brûlée, vamos aprender a preparar esse doce com açúcar caramelizado.

Receita de Crème brûlée

Ingredientes para a mistura do creme:

  • 400 g Creme de leite
  • 100 g Leite
  • 85 g Açúcar
  • 95 g Gemas de ovo
  • 1 baunilha natural

LEIA MAIS:

Modo de Preparo d a mistura do creme:

  1. Primeiro, em uma panela, aqueça o leite, o creme de leite, a baunilha e a metade do açúcar até o ponto de ebulição.
  2. Então, deixe o creme esfriar.
  3. Depois, em uma tigela, coloque as gemas com o restante do açúcar e misture com um batedor de claras
  4. Misture o conteúdo da panela com a mistura da tigela e mexa bem até homogeneizar.
  5. Em seguida, coe com uma peneira em um jarro e espere até que a espuma desapareça da mistura. Quando a espuma estiver desaparecido, divida a mistura em utensílios menores, pequenas tigelas ou refratários.
  6. Coloque os refratários em uma assadeira e adicione água até a metade dos utensílios refratários.
  7. Asse a 150 graus Celsius por 40-50 minutos ou pelo menos até que tenha uma textura de geleia.
  8. Então, aguarde esfriar e leve à geladeira por 4 horas, ou melhor, durante toda a noite.

Finalização:

  1. Polvilhe a superfície do creme uniformemente com açúcar.
  2. Queime o açúcar com uma chama até que se torne um doce escuro.
  3. Aguarde 2 minutos antes de servir para solidificar o doce para que crie uma crosta nítida.

O que fazer se você não tiver uma chama para queimar o creme?

Se você não tiver uma chama, precisará colocar os utensílios na grelha em baixa temperatura por alguns segundos. Você também pode queimar uma colher de metal que não usa e derreter o açúcar sobre o creme.

Qual o percentual de gorduras a sobremesa tem?

O creme deve ter 35% de gordura. A receita pode ser feita com um creme leve (com 20% de gordura), mas sugiro que você adicione uma gema de ovo extra.

Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir outros textos interessantes em Brazil Greece.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: doces

RECENTES

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, um dos países mais felizes e acolhedores do mundo, está localizada no norte da Europa, sendo a “ponte” entre a Europa continental e a Escandinávia. Com uma rica história, design moderno e respeito pela natureza, a Dinamarca combina tradição com um estilo...

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

A calistenia tem conquistado recentemente os amantes do fitness, mas não é apenas uma tendência passageira. As raízes da calistenia se perdem profundamente na Antiguidade, na época em que os antigos gregos acreditavam que corpo e mente eram inseparáveis. Não era...

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

Já reparou como algumas pessoas parecem ter um encanto natural? Basta chegarem e, de repente, o ambiente fica mais leve, as conversas fluem e todos querem estar por perto. Isso não tem a ver com sorte, nem com aparência. O segredo está em pequenos gestos, atitudes...

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

Estacionar parece algo simples: parar o carro e seguir a vida. Mas por trás dessa rotina existem regras que muita gente desconhece, e entender como elas funcionam pode evitar dores de cabeça. Veja alguns pontos importantes que passam despercebidos por muitos...

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

Alguns sobrenomes parecem ter sido feitos para combinar com nomes femininos. Eles soam bem, têm ritmo e carregam significados que ganham ainda mais charme quando ditos juntos. Há algo de poético nessa união entre tradição e identidade, e talvez por isso tanta gente se...

0 comentários