A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é um problema recorrente na vida de algumas pessoas, geralmente associada a cheiro de fezes ou detritos. Com isso em mente, este artigo pretende te ajudar a descobrir a origem deste problema.
Antes de tudo é necessário entender que existem duas formas da halitose. Existe a forma clínica e a subclínica. A primeira é identificada pelas pessoas ao redor, enquanto a subclínica só é percebida pela própria pessoa. Sendo ambas sendo identificadas como malcheirosa e incômoda.
A primeira causa que nos vem à mente ao pensar em halitose é a má ou até falta de higienização bucal. Algo simples, na qual uma boa higienização bucal, como uma escovação diária e utilização do fio dental pode ser a solução! Porém, é importante salientar que nem sempre será este o caso, portanto você verá a seguir problemas que possivelmente podem provocar o mau hálito.
Três causas comuns da halitose
Doença Periodontal
A doença periodontal é um processo inflamatório na camada de inserção e proteção dentária, possuindo como principal causa a ação de bactérias que são as responsáveis pela presença de mau odor na região bucal.
LEIA MAIS: Por Que Ficamos Doentes Nas Férias? 6 Dicas Para Manter A Saúde E Curtir Muito!
Problemas Intestinais
A halitose pode ser provocada tanto por problemas no fígado, refluxo e prisão de ventre. Uma vez que ocorra a prisão de ventre, este bolo fecal não eliminado gera substâncias que, se absorvidas pela corrente sanguínea, serão excretadas pelos pulmões, resultando assim no mau hálito. Enquanto que neste caso, o refluxo do ácido, que deveria permanecer apenas no estômago, atinge o esôfago, favorecendo assim o crescimento bacteriano na região da boca e causando a halitose.
Por fim, no caso de doenças no fígado, o mau cheiro está mais relacionado ao cheiro forte de acetona.
LEIA MAIS: Colesterol Alto? 3 Chás Que Ajudarão A Baixar O Seu Colesterol Mais Rápido!
Outras doenças
Diabetes, doenças no esôfago, insuficiência renal, câncer, são doenças que podem estar associadas a presença de mau hálito. Por isso, é imprescindível que, além de cuidar da sua saúde bucal, você dê a devida atenção à sua saúde de uma forma geral, pois as complicações vão além da halitose.
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários