Em dezembro de 2022, o WhatsApp implementou o recurso de bloqueio de prints de fotos enviadas no modo temporário. Essa função não precisa ser ativada manualmente e funciona como padrão em todas as conversas. O objetivo de adicionar esse recurso foi aumentar a segurança e a privacidade dos dados compartilhados e dos usuários. Para informá-lo que a gravação da tela é impossível, uma mensagem de aviso aparece na tela. Confira a seguir mais informações sobre a função e o passo a passo para utilizá-la corretamente.
Pontos importantes
O bloqueio de prints também impede a gravação de tela, caso seja um vídeo. No entanto, é importante observar que o WhatsApp não informa a ninguém se alguém tentou fazer uma captura de tela. Além disso, também existem maneiras de contornar o bloqueio sem usar aplicativos de terceiros. Por exemplo, alguém pode usar outro celular para tirar uma foto do smartphone que recebeu a foto ou o vídeo. Por isso, é preciso entender que o bloqueio não garante a inviolabilidade do conteúdo. Portanto, é sempre necessário ter cautela ao compartilhar informações.
LEIA MAIS: Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp? Confira!
Como funciona o bloqueador de captura de tela do WhatsApp?
Como já informamos anteriormente, essa função não precisa ser acionada manualmente. Entretanto, é necessário que você selecione o modo de visualização única da seguinte forma:
- Etapa 1: Abra uma conversa e toque no ícone “+” para enviar mídia. Em seguida, selecione “Fotos e Vídeos”;
- Etapa 2: Selecione a imagem desejada na galeria. Após o upload, clique no número “1” na caixa do título para ativar os uploads temporários — uma notificação aparecerá acima da foto. Em seguida, clique na pequena seta para enviar;
Ao abrir a imagem temporária e tentar realizar um print ou gravar a tela, o usuário se depara com o seguinte aviso: “Não foi possível capturar a tela devido à política de segurança”.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários