O queijo é um alimento versátil que pode ser consumido sozinho ou acompanhado de outros pratos. Além do mais as variedades dos tipos de queijos são enormes e alguns estudiosos afirmam existir mais de 2.200 tipos de queijos. Dessa forma, a Taste Atlas, que é uma plataforma internacional que reúne informações sobre alimentos de todo o mundo e cria listas gastronômicas com base nas opiniões de seus usuários. Criaram um ranque para definir os 100 melhores queijos disponíveis no mercado mundial. Dentre eles, três queijos brasileiros garantiram sua colocação no ranque: o canastra (11º lugar), o coalho (39º) e o queijo Minas (93º). Confira mais informações sobre eles no texto a seguir.
3 queijos brasileiros que garantiram colocação no ranque
94º – Queijo Minas
Um queijo com sabor suave e salgado a depender da região onde foi produzido e do seu grau de maturação. Elaborado a partir do leite cru da vaca, possui como principal característica a sua textura macia e esponjosa.
LEIA MAIS: Você sabe qual cidade tem a comida mais DELICIOSA do mundo? Descubra!
39º – Queijo Coalho
O queijo vem do nordeste do país e as pessoas geralmente o consomem como lanche. Ele tem uma textura firme, mas elástica, com uma cor ligeiramente amarelada. Além disso, o coalho do queijo resiste a altas temperaturas e não se desfaz facilmente, tendo um sabor ácido e salgado. Por isso, vendedores frequentemente comercializam esse queijo em espetos, sendo comumente vendido como petisco em praias de todo o país.
LEIA MAIS: Dieta da Felicidade! Veja 5 comidas que melhoram o humor e são DELICIOSAS!
11º – Queijo Canastra
Originário da região da Serra da Canastra, no sudeste de Minas Gerais, esse queijo resistente é produzido a partir de leite cru, ordenhado na mesma fazenda onde está localizada a queijaria. Ele também é conhecido por vários apelidos, como “Gruyère” e “Mozzarella”, o queijo de forma cilíndrica é semiduro ou ligeiramente mais macio e tem um sabor ácido e picante.
Historicamente, o queijo Canastra leva 21 dias para amadurecer. Em seguida, alguns produtores deixam o queijo maturar por mais de 40 dias para obter um sabor semelhante ao Grana Padano. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ou IPHAN, reconheceu o método de produção do Queijo Canastra Artesanal como patrimônio cultural imaterial brasileiro em 2008. No entanto, as pessoas costumavam produzir esse queijo apenas para ocasiões especiais.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários