Brazil Greece

»

»

7 livros incríveis para você mergulhar no universo da Mitologia Grega

| Em 01/10/2023 às 10:52

A mitologia grega, sem dúvidas, é um dos universos mais fascinantes da História. Além de trazer um conjunto riquíssimo de histórias, personagens e mitos, abordam aspectos da vida humana, bem como riqueza de detalhes.

Por isso, tem muitos apaixonados! E, tanto para estes quanto quem ainda não conhece sobre o tema, trouxemos os sete livros sobre mitologia grega para mergulhar no assunto.  

O fascínio pela mitologia grega pode ser explicado pelas mais diversas razões. Primeiro, por humanizar deuses e deusas, dotando-os de sentimentos e ações nem sempre positivos.

Em segundo lugar, pela influência direta na cultura ocidental, e inspiração a autores importantes, por exemplo, Shakespeare. 

Por fim, dar um vislumbre de como era aquela sociedade, abrangendo seus valores e crenças para explicar a vida, morte e natureza. Logo, é muito válido conhecer esses livros sobre mitologia grega que contemplam tanto crianças quanto adultos. 

7 livros sobre mitologia grega para você ler

Mitos gregos para jovens leitores (Ed. Principis)

Voltado para o público infantil e infantojuvenil, o livro de Nathaniel Hawthorne é uma adaptação das principais narrativas a uma linguagem mais dinâmica.

Entre os contos contatos pelo personagem Eustáquio em uma casa de campo, estão a luta entre Hércules e Quimera, bem como o encontro de Perseu com a Medusa. 

LEIA MAIS: Está sem tempo? 4 livros empolgantes que dá para ler em um final de semana

As 14 pérolas da mitologia grega (Ed. Escarlate)

Aqui, temos um exemplar também voltado para crianças, desta vez, entre oito e 11 anos. Escrito por Ilan Brennan, associa os contos da mitologia grega à atualidade.

Curto, possui linguagem acessível, além de ilustrações ricas e de qualidade.  

O livro de ouro da Mitologia (Ed. HarperCollins)

Embora seja um dos livros sobre mitologia grega para adultos, o título ainda mantém a linguagem acessível.

Nele, as histórias são contadas tendo, como base, representações artísticas da sociedade da época. De forma criativa, Thomas Bulfinch transporta o leitor para locais míticos, onde criaturas fantásticas ganham vida.  

Mitologia: contos imortais de contos e heróis (Ed. Sextante)

Um clássico entre os livros para mergulhar em mitologia grega e, da mesma forma, nórdica e romana. Escrito por Edith Hamilton, traz histórias centrais para a própria formação da cultura ocidental. Por exemplo, a Guerra de Tróia e a história do Cupido. 

Origens da Mitologia

Uma verdadeira enciclopédia sobre o tema, reúne mais de 700 personagens em 352 páginas, incluindo referências à mitologia romana. O livro é escrito por Annette Giescke, pesquisadora norte-americana. 

LEIA MAIS: 3 livros sobre gênios que te deixarão mais inteligente

Mitos Gregos recontados por Erick A. Kimmel (Ed.WMF Martins Fontes)

Nesta obra, a pessoa tem contato com diversos mitos gregos, mas de forma mais simples e até humanizada. Isso tem, por objetivo, aproximá-la deste universo fascinante.

Aqui, estão reunidas, por exemplo, as histórias de Pandora (e como qualquer pessoa curiosa, e envole em diversas situações). 

O Livro da Mitologia (Globo Livros)

Por fim, como o próprio nome já diz, um dos livros mais indicados para, realmente, mergulhar na mitologia grega. Mas, não só isso, aprender como são as histórias contadas por outras civilizações, desde Zeus a Exu.

Tudo isso reunido em 80 contos que trazem, junto às histórias milenares, ilustrações, textos e infográficos. 

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, um dos países mais felizes e acolhedores do mundo, está localizada no norte da Europa, sendo a “ponte” entre a Europa continental e a Escandinávia. Com uma rica história, design moderno e respeito pela natureza, a Dinamarca combina tradição com um estilo...

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

A calistenia tem conquistado recentemente os amantes do fitness, mas não é apenas uma tendência passageira. As raízes da calistenia se perdem profundamente na Antiguidade, na época em que os antigos gregos acreditavam que corpo e mente eram inseparáveis. Não era...

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

Já reparou como algumas pessoas parecem ter um encanto natural? Basta chegarem e, de repente, o ambiente fica mais leve, as conversas fluem e todos querem estar por perto. Isso não tem a ver com sorte, nem com aparência. O segredo está em pequenos gestos, atitudes...

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

Estacionar parece algo simples: parar o carro e seguir a vida. Mas por trás dessa rotina existem regras que muita gente desconhece, e entender como elas funcionam pode evitar dores de cabeça. Veja alguns pontos importantes que passam despercebidos por muitos...

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

Alguns sobrenomes parecem ter sido feitos para combinar com nomes femininos. Eles soam bem, têm ritmo e carregam significados que ganham ainda mais charme quando ditos juntos. Há algo de poético nessa união entre tradição e identidade, e talvez por isso tanta gente se...

0 comentários