Aposto que você já se deparou com algum produto que tinha apenas poucos dias passado da validade e se perguntou se poderia ou não comê-lo. Pois bem, essa é uma dúvida de milhares de brasileiros, especialmente quando falamos de produtos naturais, como frutas e verduras. Inclusive, eles podem ser até mesmo mais baratos quando encontrados com essa data próxima de expirar. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas se é permitido consumir produtos vencidos?
O que acontece com quem come produtos vencidos?
No geral, consumir alimentos vencidos pode representar um risco à saúde, pois alguns deles podem conter bactérias, vírus ou outros microrganismos que se proliferam com o tempo e causam intoxicação alimentar.
Além disso, alguns deles, como carnes e laticínios, podem se tornar mais vulneráveis à contaminação por esses organismos, já que sua composição nutricional é ideal para a multiplicação desses microrganismos.
Por esse motivo, é sempre importante verificar a data de validade de qualquer item que for consumir. Isso pode ser feito não só olhando o prazo em si, mas prestando atenção aos cheiros, aspecto e gosto que algum produto pode ter.
Afinal, alguns deles, mesmo que apareçam com a data de validade correta, podem acabar sendo afetados por diversos outros fatores, como armazenamento em locais inadequados.
LEIA MAIS: Cuidado: nunca leve ESTES alimentos ao congelador – ou poderá se arrepender
E se tiver passado apenas poucos dias desse prazo?
A verdade é que, no geral, por motivos de segurança, o prazo de validade conta com uma folga em relação à data que o produto realmente deve estragar. Logo, pode ser que não faça tão mal comer algo que passou apenas uns dias do recomendado.
Porém, é importante destacar que isso vale apenas para os produtos não perecíveis, como arroz, salgadinhos e macarrão. Já para carnes e leites, como foi informado, é indispensável respeitar o prazo estabelecido.
LEIA MAIS: Posso fazer ovo cozido na Air Fryer? Parece simples, mas todo mundo erra!
O prazo de validade no Brasil
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por regular o controle desses prazos, onde estabelece um controle exigente das fabricantes de alimentos e bebidas.
Por esse motivo, nenhum estabelecimento, como supermercado ou restaurante, é permitido de comercializá-los.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!
0 comentários