A comunicação é uma das habilidades mais importantes para a nossa vida em sociedade.
No entanto, nem sempre utilizamos as palavras corretas ou conhecemos o seu real significado, o que pode levar a mal-entendidos e até mesmo a situações constrangedoras.
No Brasil, há algumas palavras, bastante utilizadas, mas nem todo mundo sabe exatamente o seu significado e o contexto correto para utilizá-las por serem palavras difíceis de se usar.
Palavras de difícil utilização
Filantropo
A primeira delas é “filantropo”, que se refere a uma pessoa que ama a humanidade e age em favor do seu semelhante, praticando a filantropia e o altruísmo.
LEIA MAIS: Palavras homófonas: 7 palavras que têm o mesmo som, mas grafias diferentes
Agnóstico
Outra palavra que nem todo mundo conhece o significado é “agnóstico”, que é uma pessoa que não nega a existência de Deus, mas também não acredita haver razões humanas para provar a sua existência.
Essas pessoas se conformam com a ignorância humana em relação às divindades.
Inócuo
A palavra “inócuo” significa que algo não causa dano material, físico, orgânico, moral ou psicológico. É improvável que algo inócuo cause ofensa moral ou física. Um exemplo de utilização dessa palavra pode ser: “Com a garantia de que qualquer reação seria inócua, aceitou experimentar”.
Jocoso
A palavra “jocoso” se refere a algo ou alguém que é alegre e cômico. Essa palavra é utilizada para descrever algo engraçado e divertido.
Um exemplo seria: “Meu avô era conhecido por sua careca reluzente, sua imensa barba branca e seu sorriso jocoso”.
Prognóstico
A palavra “prognóstico” é bastante frequente na área da medicina, sendo usada para tentar prever a provável evolução de uma doença.
Nesse sentido, os fatores prognósticos são as características dos pacientes que exercem grande influência na predição do curso da doença.
LEIA MAIS: Palavras GREGAS que usamos todo dia: você sabe falar grego e NEM imaginava!
Verossimilhança
A palavra “verossimilhança” tem relação com a sensação de verdade que a ficção consegue transmitir ao leitor.
Assim, obras como filmes, novelas e livros podem mostrar situações semelhantes às da vida real, criando a ilusão de que são verdadeiras.
Se você gostou desse tipo de conteúdo, não perca tempo e visite nossa página para conferir mais conteúdos como esse, dentre outros assuntos. Entre agora no Brazil Greece!
0 comentários