Palavras homófonas: 7 palavras que têm o mesmo som, mas grafias diferentes

Entenda as diferenças entre palavras com pronúncias iguais, mas grafias e significados distintos

No texto que segue, apresentaremos sete exemplos de homófonas da língua portuguesa, que frequentemente causam confusão entre os falantes, devido às suas peculiaridades e nuances.

As homófonas são palavras que possuem a mesma pronúncia, porém com grafias e significados diferentes. O objetivo é ajudá-lo a compreender melhor essas palavras e evitar erros comuns de ortografias e significados.

7 exemplos de palavras homófonas para você não errar mais

Cela / Sela

Cela é um local para aprisionar pessoas ou animais, enquanto sela é um acessório utilizado para montar cavalos. Exemplo: “O prisioneiro ficou em uma cela solitária” / “Eu preciso comprar uma sela nova para o meu cavalo”.

Censo / Senso

Censo é a contagem da população de um país ou região, enquanto senso é o bom julgamento ou discernimento. Exemplo: “O censo revelou um aumento da população na cidade” / “Ele tem muito senso de responsabilidade em relação ao trabalho”.

LEIA MAIS: Pôr do sol ou pôr-do-sol? Nunca mais erre a forma correta de escrever!

Cem / Sem

Cem refere-se ao número 100. Enquanto sem significa ausência de algo (ou pessoa) Exemplo: “Um atleta profissional dá cem voltas em uma pista de atletismo em apenas uma hora”/ “A festa começa sem Maria presente”.

Mal / Mau

Mal é o antônimo de “bem”. Enquanto que, mau é o antônimo de “bom”. Exemplo: “Marlon foi mal no teste” / “João é um homem muito mau com todos”.

Tachado / Taxado

Tachado é utilizado para apontamentos ou ponderações sobre algo, que se referem aos pontos de melhoria ou defeitos, enquanto taxado faz menção a um tributo ou taxa. Exemplo: “O texto de Gabriele foi tachado como superficial pelo professor”/ “Estes impostos sobre bens imobiliários foram taxados pelo governo.”

Asso / Aço

Asso é uma conjugação do verbo “assar”, enquanto o aço é um material de liga de carbono amplamente utilizado na indústria. Exemplo: “Eu asso um pão em menos de 30 minutos” / “O cofre que ganhei de presente é todo de aço.”

LEIA MAIS: Porque, por que, porquê ou por quê? Veja quando usar cada um e não erre mais

Sessão / Seção

Sessão é um período de tempo destinado a uma atividade específica, como uma reunião ou um filme, enquanto seção é uma divisão ou parte de algo. Exemplo: “A sessão de cinema começa às 19h” / “A loja de roupas tem uma seção infantil”.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais