Notícias

Palavras homófonas: 7 palavras que têm o mesmo som, mas grafias diferentes

Palavras homófonas: 7 palavras que têm o mesmo som, mas grafias diferentes
By     -   On

No texto que segue, apresentaremos sete exemplos de homófonas da língua portuguesa, que frequentemente causam confusão entre os falantes, devido às suas peculiaridades e nuances.

As homófonas são palavras que possuem a mesma pronúncia, porém com grafias e significados diferentes. O objetivo é ajudá-lo a compreender melhor essas palavras e evitar erros comuns de ortografias e significados.

7 exemplos de palavras homófonas para você não errar mais

Cela / Sela

Cela é um local para aprisionar pessoas ou animais, enquanto sela é um acessório utilizado para montar cavalos. Exemplo: “O prisioneiro ficou em uma cela solitária” / “Eu preciso comprar uma sela nova para o meu cavalo”.

Censo / Senso

Censo é a contagem da população de um país ou região, enquanto senso é o bom julgamento ou discernimento. Exemplo: “O censo revelou um aumento da população na cidade” / “Ele tem muito senso de responsabilidade em relação ao trabalho”.

LEIA MAIS: Pôr do sol ou pôr-do-sol? Nunca mais erre a forma correta de escrever!

Cem / Sem

Cem refere-se ao número 100. Enquanto sem significa ausência de algo (ou pessoa) Exemplo: “Um atleta profissional dá cem voltas em uma pista de atletismo em apenas uma hora”/ “A festa começa sem Maria presente”.

Mal / Mau

Mal é o antônimo de “bem”. Enquanto que, mau é o antônimo de “bom”. Exemplo: “Marlon foi mal no teste” / “João é um homem muito mau com todos”.

Tachado / Taxado

Tachado é utilizado para apontamentos ou ponderações sobre algo, que se referem aos pontos de melhoria ou defeitos, enquanto taxado faz menção a um tributo ou taxa. Exemplo: “O texto de Gabriele foi tachado como superficial pelo professor”/ “Estes impostos sobre bens imobiliários foram taxados pelo governo.”

Asso / Aço

Asso é uma conjugação do verbo “assar”, enquanto o aço é um material de liga de carbono amplamente utilizado na indústria. Exemplo: “Eu asso um pão em menos de 30 minutos” / “O cofre que ganhei de presente é todo de aço.”

LEIA MAIS: Porque, por que, porquê ou por quê? Veja quando usar cada um e não erre mais

Sessão / Seção

Sessão é um período de tempo destinado a uma atividade específica, como uma reunião ou um filme, enquanto seção é uma divisão ou parte de algo. Exemplo: “A sessão de cinema começa às 19h” / “A loja de roupas tem uma seção infantil”.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.