O FC St. Pauli é um clube de futebol alemão, com sede no bairro de St. Pauli, em Hamburgo. O time é conhecido por seu ativismo social e político, bem como por sua base de fãs apaixonados e dedicados.
Fundado em 1910, o FC St. Pauli teve um início modesto, jogando em ligas regionais e com pouco sucesso.
No entanto, na década de 1980, o clube começou a se destacar por sua postura política e socialmente progressista.
Por que St. Pauli é um dos mais famosos times do mundo?
Os jogadores e torcedores do St. Pauli são conhecidos por seu compromisso com a inclusão, a diversidade e a igualdade, e o clube se tornou um símbolo de resistência contra o racismo, o sexismo e a homofobia.
O FC St. Pauli é conhecido não apenas pelo seu desempenho esportivo, mas também pelos seus fãs apaixonados e engajados, os chamados “St. Pauli Ultras”.
Esses torcedores são famosos por seu ativismo político e social, muitas vezes se envolvendo em iniciativas de caridade e protestos contra a injustiça social.
LEIA MAIS: Afinal, de onde surgiu a rivalidade entre Real Madrid e Barcelona? Descubra
A bandeira dos piratas
Essa bandeira icônica do St. Pauli, com a caveira e os ossos cruzados em fundo vermelho, é uma imagem emblemática e facilmente reconhecível em todo o mundo do futebol.
A origem da bandeira remonta à história do bairro de St. Pauli, em Hamburgo, e tradicionalmente com os marinheiros, os piratas e os trabalhadores portuários.
A caveira e os ossos cruzados, ou “Totenkopf” em alemão, foram historicamente um símbolo de pirataria. Mas também era o símbolo do Jolly Roger, a bandeira tradicional de piratas em alto mar.
No contexto do bairro de St. Pauli, a bandeira com a caveira e os ossos cruzados foi inicialmente adotada por grupos de torcedores da equipe de futebol do bairro para representar a sua identidade e cultura de “rebeldia” contra a ordem estabelecida.
Essa bandeira é usada também por muitos outros grupos e organizações pelo mundo que compartilham esses mesmos valores e ideais.
St. Pauli é mais uma ideia e não um equipe comercial
Embora o FC St. Pauli não seja um dos clubes com muito sucesso da Alemanha em termos de títulos e conquistas, a equipe é altamente respeitadada por sua filosofia e valores.
O clube é um dos poucos na Alemanha que se recusou a aceitar patrocínios de empresas de apostas e tabacos, em prol de sua mensagem de responsabilidade social.
O estádio e sempre cheio
A torcida do St. Pauli é conhecida por seu fervor e entusiasmo, e os jogos em casa no Millerntor-Stadion são conhecidos por sua atmosfera elétrica e por sua natureza inclusiva e acolhedora.
O estádio também é conhecido por seu mural gigante do escritor e ativista político alemão Hansa Rosenthal, que se tornou um símbolo da luta contra o racismo e a opressão.
Durante a entrada dos jogadores no campo de futebol, os alto-falantes do estádio reproduzem a música “Hell’s Bells” da banda de rock “AC/DC”.
De acordo com uma pesquisa recente, mais de 11 milhões de fãs do pequeno clube de Hamburgo foram contabilizados.
Esse número coloca o St. Pauli entre as equipes mais populares da Alemanha e talvez entre as mais queridas do mundo!
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários