Embora muitas pessoas acreditem que as mulheres grávidas devem evitar qualquer esforço desde o momento em que descobrem a gravidez, especialistas afirmam o contrário.
Recentemente, um estudo foi publicado indicando que as gestantes devem se engajar em atividade física pelo menos três vezes por semana.
Isso ocorre porque essa prática traz diversos benefícios durante a gravidez. Confira mais detalhes abaixo sobre a relação entre gravidez e atividade física.
Gravidez e atividade física podem estar juntas?
As mães apaixonadas por esportes e que desejam continuar se exercitando durante a gravidez têm motivos para comemorar. Segundo um estudo realizado pelo Rambam Health Care Campus, é recomendado que essas mulheres realizem pelo menos 150 minutos de atividades aeróbicas de intensidade moderada.
Essa duração pode ser dividida ao longo de três sessões semanais, e é benéfico incluir uma combinação de treinamento anaeróbico e de resistência.
Outra informação relevante revelada pelo estudo é que menos de 15% das gestantes praticam exercícios físicos. Entre os principais motivos estão o medo de um parto prematuro ou de prejudicar a saúde do bebê.
LEIA MAIS: 6 coisas secretas que os homens fazem no WhatsApp e as mulheres não sabem
Afinal, qual a vantagem dessa prática na gravidez?
Os especialistas enfatizam diversos benefícios, mas destacam os mais relevantes. Em primeiro lugar, a prática de exercícios físicos durante a gravidez reduz significativamente a chance de ganho excessivo de peso, o que é um importante fator nas complicações gestacionais.
Uma grande vantagem é a redução do risco de pré-eclâmpsia, uma condição em que a pressão arterial aumenta, podendo acarretar sérias consequências tanto para a mãe quanto para o bebê. Essa condição afeta até 8% das mulheres grávidas.
Por fim, as mães que se mantêm fisicamente ativas experimentam uma redução significativa no risco de abortos espontâneos, hipoglicemia infantil e ruptura prematura de membranas.
Alguns cuidados
Se você, gestante, optou por se exercitar durante a gravidez, é importante evitar atividades em climas muito quentes e evitar andar de bicicleta ou praticar esportes competitivos que possam representar um risco para a sua saúde e a do bebê.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários