O café tem uma história fascinante. É relatado que foi descoberto há milhares de anos, quando um pastor etíope notou os efeitos revigorantes dos grãos mastigados de cabras. Desde então, esta bebida conquistou o mundo com sua reputação vibrante.
Queridinho do Brasil
O café tornou-se um hábito diário para muitos. Quer você comece o dia com o pé direito ou termine com um jantar, o brasileiro é um verdadeiro bebedor, tomando em média quatro xícaras por dia. Mas esse consumo regular pode levar ao vício?
Café não vicia, mas cria hábito
Estudos científicos afirmam que o café em si não causa dependência. O hábito de tomar café regularmente nos torna realmente viciados. Se passarmos um dia sem essa bebida, muitas vezes experimentamos abstinência.
No entanto, esse vício é mais mental do que físico. Essa sensação surge porque o café se torna parte integrante da nossa rotina. Se você substituir o café por alguma outra substância, o efeito seria semelhante. Portanto, não há dependência física real do café.
Leia mais: O café mais caro do mundo é feito com cocô animal e o preço irá te chocar
Efeitos da cafeína
A cafeína é o composto responsável pelo efeito estimulante do café. Afeta o sistema nervoso central, dando uma dose extra de energia e melhorando nosso desempenho mental e físico.
No entanto, é importante lembrar que cada pessoa reage à cafeína individualmente. Além do café, a cafeína também é encontrada em outras bebidas, como chá-preto, refrigerantes e chocolate.
No café, representa apenas uma pequena porcentagem de todos os ingredientes. A pesquisa mostra que a cafeína não está conectada ao circuito de vício do cérebro, e não atende aos critérios para ser considerada uma substância viciante.
LEIA MAIS: Por que os vinhos que nossos bisavôs bebiam eram diferentes dos nossos?
Ingestão recomendada e benefícios
O consumo diário recomendado de café é de 400-500 ml, o que corresponde a quatro xícaras de 150 ml. Beber café com moderação não vicia.
De fato, estudos recentes mostram que beber até seis xícaras de café por dia pode até prevenir a diabete tipo 2, devido aos nutrientes da bebida. Assim você não precisa se preocupar com nada enquanto saboreia seu cafezinho diário.
Gostou de descobrir sobre o assunto? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários