Brazil Greece

»

»

Posso confiar no “teste do cheiro” para saber se uma comida está estragada?

| Em 18/09/2023 às 12:30

Você já deve ter ouvido a frase “Cheire antes de comer” quando se trata de verificar a qualidade de um alimento. Apesar de nosso olfato ser uma ferramenta poderosa em muitos aspectos, ele pode nos enganar quando se trata de alimentos. Saiba mais sobre o assunto!

Quando o cheiro não diz tudo

É verdade que, em muitos casos, um odor desagradável pode ser um indicador de que um alimento não está mais adequado para o consumo. Contudo, existem bactérias que podem contaminar os alimentos sem produzir um cheiro ruim perceptível.

Isso significa que, mesmo que um alimento aparente estar fresco, ele pode conter microrganismos prejudiciais à saúde. Nesse caso, confiar apenas no cheiro pode nos enganar, levando a problemas de saúde indesejados.

O mito dos 5 segundos no chão

Outro mito comum relacionado à segurança alimentar é a regra dos 5 segundos: se a comida cair no chão e for recuperada em menos de cinco segundos, ela ainda é segura para comer.

Saiba que essa afirmação não é respaldada pela ciência. A contaminação de um alimento pode ocorrer em questão de milissegundos após o contato com uma superfície suja. Portanto, é melhor não arriscar e descartar alimentos que entram em contato com o chão.

Leia mais: Funcionária de supermercado pede que clientes abandonem hábito repugnante

Dicas para garantir uma alimentação segura

  • Antes de preparar vegetais, frutas e legumes, lave-os cuidadosamente sob água corrente para remover sujeira e resíduos.
  • Se desejar, você pode usar uma solução de água sanitária para desinfetar vegetais. No entanto, siga as instruções de diluição na embalagem do produto e enxágue bem com água potável após a desinfecção.
  • Elimine folhas ou partes dos vegetais que estejam danificadas, murchas ou com sinais de apodrecimento. Isso ajuda a reduzir o risco de contaminação.
  • Para carnes, cozinhe bem e não deixe nada cru. Investir em um termômetro de cozinha é uma ótima maneira de garantir que a carne atingiu a temperatura segura interna. Por exemplo, carnes vermelhas como o frango e o peru devem ser cozidos a uma temperatura interna de 74°C.

Lembre-se que, embora o olfato sirva para detectar alimentos estragados em muitos casos, ele não deve ser o único critério. Mantenha-se informado e siga estas dicas para proteger sua saúde e a de sua família.

Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários