A cor laranja é conhecida como uma cor terciária no sistema RGB. Ou seja, ela é uma cor derivada de outras duas cores, vermelho e amarelo, no espectro visível.
A fruta laranja, por sua vez, é o fruto da laranjeira, de origem asiática e foi espalhada pelo mundo através dos árabes. Tanto a cor, quanto o fruto são muito apreciados pelas pessoas. Mas, você já parou para se perguntar quem delas levou este nome primeiro? Então, descubra agora se foi a cor ou a fruta laranja:
Como a fruta e espalhou para o mundo
Antes de saber a resposta para esse questionamento, é bem interessante conhecer mais sobre a história da fruta. Ela espalhou-se, do seu habitat nativo, para a Índia e depois para o leste da África. Então, em ambos os lugares foi um sucesso total, devido ao seu sabor cítrico e refrescante — que muito combina com períodos quentes daquela região.
De lá, chegou até o Mediterrâneo oriental. Então, com o expansionismo romano, os europeus trocaram muitas mercadorias com os árabes — entre eles, a famosa fruta cítrica. Assim, ela aportou primeiramente na Itália, e continuou se expandindo até se popularizar em todo o planeta.
LEIA MAIS: Teste de QT: você consegue descobrir o valor da fruta em menos de 1 minuto?
Laranja-de-sevilha
Laranja de Sevilha ou laranja-azeda, que possui o nome científico Citrus aurantium, foram as primeiras famílias dessa fruta a serem comercializadas pelos árabes. Elas se popularizaram em Sevilha, uma cidade espanhola que fica a sudoeste da Península Ibérica e, por isso, possuía amplo contato com comerciantes da Arábia.
A pergunta que não quer calar
Toda a história da fruta é bem interessante, mas você deve estar curioso para a resposta inicial. Sem problemas, vamos revelar agora mesmo.
A história não foi contada em vão. É a partir daí que a fruta recebeu o nome de laranja, antes da sua cor correspondente. Segundo a Enciclopédia Virtual Britannica, existem diversos documentos com termos semelhantes para ‘’laranja’’.
No século XIII, por exemplo, os italianos se referiam à fruta como “naranza” e “narans”, derivadas do árabe “naranj”.
Então, em 1400, a palavra “orange” entrou oficialmente para o dicionário inglês para designar a fruta. Porém, um século depois, os falantes da língua já se referiam a esse mesmo termo para a cor.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários