Veneza é, sem dúvidas, uma verdadeira obra-prima arquitetônica. A cidade dos canais tem monumentos e obras de arte inestimáveis de artistas renomados ao redor do mundo. Mas, tudo tem seu preço! E, devido ao turismo de massa e mudanças climáticas, a Unesco colocou Veneza como um patrimônio em risco de extinção.
A cidade é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1987. E não é para menos! Com história que começou ainda no século V, Veneza tem importância histórica incalculável. Só para exemplificar, foi importante potência marítima no século X. Sem falar no charme dos seus canais, pontes e gôndolas.
No entanto, esse super destino de viagem está em perigo! Inclusive, já comentamos sobre episódios que mostram isso por aqui! Veja mais sobre a decisão da Unesco quanto a colocar Veneza como em risco de extinção.
Unesco coloca Veneza em risco de extinção: a culpa é das autoridades
Segundo a Unesco, um dos principais destinos de viagem do mundo arrisca desaparecer. E a responsabilidade é a inércia das autoridades italianas. Principalmente para conter os efeitos do aquecimento global e, sobretudo, o turismo de massa.
Em primeiro lugar, há uma preocupação com a elevação do nível do mar, bem como outros fenômenos climáticos que o órgão considera extremos. De acordo com a Unesco, são sinais preocupantes que colocam Veneza em risco de extinção real.
Além disso, a cidade recebe milhares de turistas diariamente. Só para ter uma ideia, na alta temporada, a estimativa é de 100 mil pessoas, por dia, a dormirem por lá. A elas, somam-se aqueles que apenas visitam a cidade sem, no entanto, pernoitar.
Porém, ao contrário de alguns destinos pelo mundo, como Fernando de Noronha, ainda não há uma política que limite essa visitação. Embora haja discussões sobre reservas obrigatórias para turistas, isso ainda não saiu do papel.
LEIA MAIS: Descubra qual é a cidade com o maior nome do mundo: consegue pronunciar?
Próximos passos
Ok, mas Veneza já está, mesmo, considerada em risco de extinção? Por enquanto, esta foi uma recomendação da Unesco. Para que a cidade entre, efetivamente, na lista, primeiro é preciso uma aprovação dos estados-membro do Comitê do Patrimônio Mundial. Há uma reunião confirmada para setembro, em Riad.
A Unesco espera pela inclusão e, consequentemente, ações mais efetivas das autoridades para conter o fluxo turístico de forma sustentável. E, sobretudo, “maior empenho e mobilização dos atores locais, nacionais e internacionais”.
Mas, o que dizem os turistas sobre Veneza estar em risco de extinção? Tanto moradores quanto visitantes reconhecem a importância desta recomendação. Isso diz respeito principalmente aos milhões de turistas que ocupam um centro histórico já saturado.
Além disso, as pessoas citam “ausência de uma visão estratégica global comum” e pela “baixa eficiência e coordenação” das autoridades locais e nacionais italianas”.
Agora, nos resta esperar pela aprovação e, então, ações efetivas para que Veneza não entre em risco de extinção. E, sobretudo, preservemos este patrimônio histórico.
Gostou deste conteúdo? Confira mais informações sobre turismo pelo mundo aqui, no Brazil Greece.
0 comentários