A Vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma das vitaminas mais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Ela é uma vitamina hidrossolúvel, o que significa que se dissolve facilmente em água, e não pode ser armazenada em excesso pelo organismo, tornando a ingestão diária necessária para manter seus benefícios.
Ela fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções e doenças, especialmente as de origem viral, como resfriados e gripes. Mas, será que você sabe em que fruta está o maior número?
LEIA MAIS: Qual é o motivo dos adesivos nas frutas e verduras? Não é o que você imagina!
A acerola como fonte principal de vitamina C
Ela é uma fruta exótica de sabor único e inconfundível, amplamente apreciada por suas propriedades nutricionais e benefícios à saúde. Originária das Américas Central e do Sul, a acerola, também conhecida como cereja-das-antilhas ou cereja-do-pará.
Com aparência semelhante à cereja, ela é de tamanho pequeno, variando de 1 a 3 centímetros de diâmetro, e sua cor pode variar entre tons de vermelho, laranja e amarelo, dependendo da maturação. Seu sabor é geralmente agridoce, com notas de acidez característica.
A presença significativa da vitamina C faz dela um potente antioxidante, combatendo os radicais livres e protegendo o organismo contra danos celulares, envelhecimento precoce e doenças crônicas. Por isso, sua presença na alimentação pode contribuir para fortalecer as defesas do corpo, prevenir gripes e resfriados, melhorar a absorção de ferro, colaborar na saúde da pele e dos cabelos e ajudar na manutenção da saúde óssea.
A quantidade dessa vitamina na fruta é impressionante quando comparada a outras frutas cítricas mais conhecidas. Estudos e análises nutricionais mostram que ela pode conter até 80 vezes mais vitamina C do que as laranjas e limões, em relação ao mesmo peso de fruta.
LEIA MAIS: Esta é a melhor maneira de guardar limão e fazê-lo durar bem mais
Como consumir
A forma mais simples e direta de consumir acerola é comê-la fresca e crua. Lave bem a fruta, retire o pedúnculo (a parte verde em cima) e saboreie-a diretamente. Mas, você também pode fazer um suco, por exemplo. É só lavá-las e retirar as sementes. Colocá-las limpas em um liquidificador, adicionar água e bater até obter um suco homogêneo.
Se preferir, pode adoçar o suco com mel ou açúcar, embora seja recomendado consumi-lo sem açúcar para aproveitar seus benefícios nutricionais.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários