Qual é o motivo dos adesivos nas frutas e verduras? Não é o que você imagina!

Na verdade, os adesivos têm a ver com a identificação do alimento.

O uso de adesivos nas frutas e verduras é uma padronização para identificar cada produto. Dessa forma, os consumidores conseguem identificar a origem dos alimentos. Em geral, esse tipo de código é utilizado em produtos que estão no mercado a partir de importadores. Acompanhe o post para entender um pouco melhor sobre esse assunto.

Se você costuma comprar frutas e verduras, saiba que os adesivos com códigos são importantes, principalmente no caso de algum problema em relação à qualidade ou segurança do alimento.

Esse sistema de códigos teve origem nos Estados Unidos, em 1990. Na ocasião o setor de produção de alimentos estava se modernizando e o rastreamento surgiu como uma forma de acompanhar a origem, o histórico, bem como o destino dos produtos, sendo assim, é uma ferramenta importante.

Códigos PLU

Os adesivos nos alimentos, na verdade, se chamam códigos PLU (Price Look Up) e funcionam como uma forma de rastrear alimentos em toda a cadeia de abastecimento. Ou seja, desde o produtor até o varejista, todos sabem a origem, o preço e o tamanho do vegetal ou fruta.

Esse sistema de padronização é importante porque também é uma forma de assegurar a qualidade dos alimentos e é útil para que eles tenham preços justos para todos.

LEIA MAIS: 4 Erros Comuns Que Podem Fazer A Sua Panela De Pressão EXPLODIR – Confira!

Os adesivos servem para identificar produtos orgânicos

Uma outra função dos códigos nos alimentos é que através deles é possível identificar produtos orgânicos. Assim, as pessoas podem dar preferência a frutas e legumes mais saudáveis, sem a presença de contaminantes como pesticidas, por exemplo.

Os códigos

Cada fruta tem seu próprio código. A banana prata tradicional, que muitas pessoas costumam comprar, tem o PLU 4011, já a banana orgânica tem o código PLU 94011. Outras frutas que têm esse código são: maçãs (PLU 4381), laranja (PLU 4037). Desse modo, compradores e produtores podem identificar e monitorar os alimentos.

LEIA MAIS: Xô, Moscas! 3 Truques Simples Para Acabar Com Todas As Moscas Da Cozinha!

Os adesivos são comestíveis?

Não! Os adesivos colados nos alimentos não são comestíveis. Portanto, ao adquirir frutas e verduras com esses códigos você deve removê-los durante a higienização.

Agora você já sabe a importância da padronização dos alimentos de origem vegetal a partir dos adesivos, então preste mais atenção neles. Sua saúde agradece! Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o Brazil Greece.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais