Na hora do aperto, às vezes é necessário fazer um empréstimo. Porém, muitos deles passam por uma grande burocracia para a aprovação. Então, é aí que entra a vantagem do empréstimo penhor da Caixa. Mas, como ele funciona, quais são as suas taxas? Quais itens aceitam? Confira logo abaixo!
O Empréstimo Penhor da Caixa é uma modalidade de crédito rápida e sem burocracia, onde o cliente oferece um bem como garantia em troca de dinheiro. Esse tipo de empréstimo é ideal para quem precisa de capital imediato e não deseja passar por análises de crédito complexas. Além disso, a Caixa Econômica Federal, responsável por essa linha de crédito, garante a segurança dos bens penhorados, que são armazenados em seus cofres até o pagamento do empréstimo.
Leia mais: Golpes digitais fazem mais vítimas: veja como não ser a próxima
Como funciona o empréstimo Penhor da Caixa?
O funcionamento desse empréstimo é simples. Assim, o cliente leva um bem de valor (como joias, relógios, canetas e pratarias) até uma agência da Caixa para ser avaliado. Após a avaliação, é oferecido um empréstimo que pode corresponder até 80% do valor de avaliação do bem. Então, o dinheiro é liberado na hora, sem necessidade de avalista ou análise de crédito. Além disso, o prazo do empréstimo varia de 1 a 180 dias, com possibilidade de renovação por quantas vezes forem necessárias, desde que os encargos sejam pagos
Leia mais: Como pedir empréstimo Nubank e só começar a pagar em 3 m?
Quais itens a Caixa aceita?
Esses são os itens aceitos pela Caixa:
- Objetos de valor;
- relógios;
- joias;
- itens de prataria.
Portanto, se você tiver um desses itens, poderá usá-lo como garantia para conseguir o dinheiro que deseja. Vale ressaltar que um avaliador indicado pela Caixa atribui um valor a cada bem apresentado ao banco.
Após a assinatura do contrato, os valores serão guardados no cofre da agência bancária até o final do contrato.
Leia mais: Nubank libera cartão de crédito mesmo para negativados? Veja como funciona
Como solicitar o Empréstimo Penhor da Caixa?
Para solicitar o empréstimo, siga os passos abaixo:
- Primeiro, vá até uma agência da Caixa com o item que deseja penhorar.
- Apresente um documento de identificação com foto e CPF.
- O bem será avaliado na hora por um especialista.
- Após a avaliação, o valor do empréstimo será informado.
- Assine o contrato e receba o dinheiro imediatamente.
Agora, se você está se perguntando em relação às taxas desse empréstimo, a boa notícia é que as taxas de juros do penhor da Caixa são uma das mais baixas do mercado, variando entre 1,90% e 2,99% ao mês, dependendo do valor e do período do empréstimo. Essas taxas são consideravelmente mais baixas em comparação com outras modalidades de crédito pessoal, justamente por conta da garantia oferecida pelo bem penhorado.
Além disso, o valor do empréstimo pode variar entre R$ 50 e R$ 50.000, dependendo da avaliação do bem penhorado. Vale ressaltar que esse valor representa até 80% do valor avaliado do item.
Leia mais: 7 dicas essenciais para controlar as finanças a dois e economizar dinheiro
Por fim, o pagamento do empréstimo pode ser feito em qualquer agência da Caixa ou correspondentes bancários, utilizando um boleto que pode ser gerado no site da Caixa.
Porém, é importante manter as parcelas em dia para evitar a perda do bem em leilão. Caso o bem seja leiloado e o valor arrecadado seja maior que a dívida, a diferença é devolvida ao cliente. Mas, se o valor for menor, o cliente ainda é responsável pelo pagamento da diferença.
Gostou de descobrir sobre o assunto? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários