Aeroporto mundial não pedirá mais passaporte: veja qual é

Uma facilidade para a sua viagem.

O passaporte é um documento essencial para quem deseja viajar para outros países. Isso porque ele funciona como uma identificação oficial emitida pelo governo do país de origem do viajante e é reconhecido internacionalmente. Porém, há um aeroporto mundial que deixará de pedir passaporte. Pelo menos, o físico. Confira a seguir.

O passaporte nas viagens internacionais

Ter um passaporte válido é obrigatório para a maioria das viagens internacionais e é um dos primeiros documentos que são solicitados ao entrar em um país estrangeiro. Assim, sem que ele esteja válido, o viajante pode enfrentar diversos problemas e dificuldades.

Existem algumas dificuldades que podem surgir ao obter ou utilizar um passaporte. Por exemplo, em alguns casos, pode haver atrasos na emissão do passaporte devido à alta demanda ou problemas burocráticos.

Além disso, se o passaporte estiver vencido, o viajante não poderá embarcar em voos internacionais ou entrar em outros países.

Por fim, a perda ou roubo do passaporte pode ser um grande problema, pois impede o viajante de continuar a viagem ou retornar ao seu país de origem. Situação nada agradável! Porém, nesses casos, é necessário entrar em contato com a embaixada ou consulado do país para obter assistência e solicitar um novo passaporte.

Leia mais: 5 melhores cartões que acumulam milhas para viajar de graça

O aeroporto mundial que deixará de pedir passaporte físico

Em breve, o Aeroporto de Changi, em Singapura, introduzirá um novo sistema de imigração, onde o uso de passaportes físicos não será mais necessário. Assim, já a partir de 2024, o sistema permitirá que os passageiros usem dados biométricos para passar pela imigração. Esta medida coloca Singapura entre os primeiros países a adotar a autorização de imigração automatizada e sem passaporte.

A introdução dessa tecnologia faz parte das mudanças recentes na Lei de Imigração do país, anunciadas pela Ministra das Comunicações de Singapura, Josephine Teo. Assim, com a biometria, será criado um “token único de autenticação” para diversos pontos de contato no aeroporto, incluindo a entrega de bagagens e o embarque. Ou seja, isso promete eliminar a necessidade de apresentar documentos físicos como cartões de embarque e passaportes.

Além disso, este sistema promete tornar o processo de imigração mais ágil e conveniente, reduzindo a repetição na apresentação de documentos de viagem.

Leia mais: 6 ilhas do Caribe que vão te deixar de queixo caído

O aeroporto de Changi

O Aeroporto de Changi, reconhecido como um dos melhores do mundo em 2023, já utiliza tecnologia biométrica e software de reconhecimento facial em algumas de suas faixas de controle de imigração.

Então, com a expansão e implementação desse novo sistema, espera-se que a experiência dos passageiros seja mais simplificada e fluida.

Além disso, o aeroporto, que já possui quatro terminais e está em processo de construção de um quinto, teve um movimento significativo de passageiros em junho, superando a marca de 5,12 milhões, um número que destaca a sua relevância e a importância de inovações como esta para o fluxo de viajantes.

Assim, essa iniciativa coloca Singapura na vanguarda da modernização dos processos de imigração e viagem. Alinhando-se com tendências globais de identificação biométrica e digitalização.

Porém, a tecnologia não se limita a Changi. Aeroportos em outros locais do mundo, como Dubai, Hong Kong, Tóquio, Deli, Londres e Paris, também têm adotado tecnologias semelhantes, mas Singapura se destaca ao dispensar o uso de passaportes físicos em seu principal aeroporto​

você pode gostar também