Você sabe quais são os alimentos bons para os ossos? A osteoporose é um sério problema de saúde que atinge principalmente a população idosa. Mas ela pode ocorrer também em pessoas jovens, principalmente devido ao uso de algumas medicações.
Ela é uma espécie de doença degenerativa e progressiva que configura na diminuição da massa óssea, que é responsável pela densidade e força. Com a sua diminuição, os ossos se tornam mais frágeis, susceptíveis a fraturas e enfraquecidos, não suportando o peso do próprio corpo e caminhadas leves.
É comum também que a doença cause fraturas silenciosas, mas que podem causar uma grande limitação funcional.
Além do cálcio, outros nutrientes são de extrema importância para garantir o fortalecimento dos ossos. Por esse motivo, conheça abaixo quais são os alimentos bons para os ossos, e inclua já em sua alimentação!
Alimentos bons para os ossos para incluir na sua alimentação
Frutas cítricas
Laranja, tangerina, acerola, toranja e outras frutas cítricas são as nossas principais fontes de vitamina C. Essa vitamina já foi estudada e comprovada ser muito importante para garantir a prevenção contra a perda de massa óssea. Dessa forma, incluir ao menos uma dessas frutas durante o dia é suficiente.
Batata-doce
Outro importante nutriente é o potássio. Ele é responsável por regular e equilibrar a acidez do corpo, além de fazer a regulação do cálcio no sangue.
A batata e outras raízes são boas fontes de potássio. O interessante é que a batata-doce também é rica em magnésio, também responsável pela saúde dos ossos.
LEIA MAIS:
- 10 Lanches da noite para diabético que são saudáveis e você nem imaginava!
- Benefícios do Caroço do Abacate – Veja 3 receitas para nunca mais jogá-lo fora!
Salmão e atum
Peixes gordurosos como o salmão, atum e sardinha são ricos em uma variedade de nutrientes, principalmente o tão conhecido ômega 3. Essa gordura boa ajuda o corpo a utilizar corretamente o cálcio, principalmente na hora de repor o cálcio dos ossos ao longo dos anos.
Leite vegetal e tofu
Opções vegetarianas são também ricas em cálcio, potássio e outros minerais. Utilize leites de soja, amêndoas, castanhas, etc. Muitos desses leites vendidos em mercados são enriquecidos em diversos nutrientes para se assemelhar ao leite de vaca, sendo uma opção mais saudável.
Linhaça
Por fim, a linhaça é uma semente muito interessante quando se fala em saúde dos ossos. Dentre seus diversos nutrientes se destaca o ômega 3 e o potássio. Além do mais, a linhaça também auxilia na excreção de sódio do corpo, um grande vilão na saúde óssea e aumento da fragilidade.
Gostou do artigo? Então confira mais informações como essa no nosso site Brazil Greece!
0 comentários