Saúde

Alimentos combatem o colesterol: 10 opções deliciosas para a dieta

Alimentos combatem o colesterol: 10 opções deliciosas para a dieta
By     -   On

Mudanças simples na sua alimentação, sem dúvidas, fazem toda a diferença para a saúde. Por isso, quem se preocupa com os níveis de LDL no sangue conta com soluções naturais e eficazes, sabia? A seguir, trouxemos 10 alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim (LDL), e o melhor de tudo: eles são deliciosos!

Embora pareça desafiador, não é difícil inserir os alimentos saudáveis na dieta. Principalmente, por serem de grupos variados, por exemplo, peixe, linhaça, aveia e maçã. Ou seja, você pode incluí-los em diferentes refeições, distribuindo ao longo do dia. 

Veja mais sobre quais os alimentos que ajudam a combater o colesterol e faça sua lista de compras!

10 alimentos que ajudam a combater o colesterol

1. Aveia

A aveia é amplamente conhecida como um alimento saudável e benéfico para o coração. Rica em fibras solúveis, como a beta-glucana, impede, por exemplo, a absorção do colesterol LDL pelo organismo. Sendo assim, favorece o aumento dos níveis de colesterol HDL, o bom colesterol.

2. Maçã

Além de ser uma fruta deliciosa, a maçã é rica em antioxidantes, como flavonoides e polifenóis. Com isso, é um dos alimentos que ajudam a reduzir a combater o colesterol, pois evita a formação de gordura nas artérias. 

Em outras palavras, devido ao baixo teor de gorduras e calorias, a maçã é uma opção ideal para manter os níveis de colesterol saudáveis.

LEIA MAIS: 4 alimentos que não existem mais que você adoraria provar (lembra de algum?)

3. Peixes são um dos principais alimentos que ajudam a combater o colesterol

Os peixes são, inegavelmente, uma excelente fonte de nutrientes e trazem vários benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de reduzir o colesterol ruim. Ricos em ômega 3, eles ajudam a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue e aumentam o colesterol HDL, melhorando a saúde do coração. 

Além disso, são uma proteína magra, contribuindo para uma dieta equilibrada no controle do colesterol. 

4. Linhaça

A linhaça é uma semente poderosa, repleta de fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e magnésio. Sua principal propriedade é ser fonte de ômega 3, que possui propriedades anti-inflamatórias capazes de regular os níveis de LDL no sangue. 

Deste modo, além de ser um dos alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim, aumenta o colesterol HDL e promove um perfil lipídico mais saudável.

5. Oleaginosas

As oleaginosas, por exemplo, nozes, amêndoas, castanhas, pistaches e avelãs, são sementes que oferecem uma série de benefícios à saúde. Além de serem extremamente saborosas, são ricas em gorduras saudáveis, fibras solúveis e antioxidantes que diminuem a absorção de colesterol no intestino, prevenindo doenças cardiovasculares.

6. Laranja

A laranja é uma fruta cítrica amplamente conhecida pela capacidade de reduzir o colesterol ruim. Além de ser nutritiva e saudável, contém antioxidantes, como vitamina C, flavonoides e carotenoides. São nutrientes que reduzem a oxidação do colesterol LDL no organismo. 

Além disso, sua alta composição de água contribui para a saúde cardiovascular em geral.

LEIA MAIS: Proibidão da marmita! 8 alimentos que você não pode congelar nas marmitas

7. Soja

A soja é uma leguminosa rica em nutrientes e com vários benefícios para a saúde. Sendo uma proteína vegetal de alta qualidade, a soja favorece a substituição de fontes de proteína animal, o que ajuda a diminuir a ingestão de gorduras saturadas. 

Ademais, contém isoflavonas, compostos vegetais com propriedades antioxidantes e fitoestrógenas. Isso faz com que seja, então, um dos alimentos que ajudam a combater o colesterol ruim.

8. Sim, o chocolate também é um dos alimentos que ajudam a combater o colesterol!

Olha que boa notícia! Com moderação, o chocolate também é um aliado contra o colesterol LDL. Isso é possível porque contém flavonoides e antioxidantes que ajudam a reduzir a formação de placas de gordura e, assim, melhoram a saúde do coração. 

Além disso, o chocolate é uma fonte importante de potássio, magnésio e minerais.

9. Azeite de oliva

Sabia que ingerir até duas colheres de sopa de azeite de oliva diariamente traz importantes benefícios à saúde? Isso inclui, por exemplo, gorduras monoinsaturadas e ácido oleico, que aumentam os níveis de colesterol HDL e diminuem o colesterol LDL. 

Sem falar que o azeite possui bioativos que evitam a inflamação crônica nas artérias.

10. Abacate

Por fim, temos o abacate, rico em gorduras monoinsaturadas, o abacate é uma fruta que contribui para a redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, melhorando o perfil lipídico. 

O abacate também contém fitosteróis, compostos gordurosos derivados de plantas, que competem com a absorção de colesterol no intestino, reduzindo a quantidade de LDL absorvida pelo corpo.

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.