7 livros incríveis para você mergulhar no universo da Mitologia Grega

Com histórias fascinantes sobre deuses e deusas, os livros sobre mitologia grega aproximam a pessoa leitora da história e cultura desta civilização

A mitologia grega, sem dúvidas, é um dos universos mais fascinantes da História. Além de trazer um conjunto riquíssimo de histórias, personagens e mitos, abordam aspectos da vida humana, bem como riqueza de detalhes.

Por isso, tem muitos apaixonados! E, tanto para estes quanto quem ainda não conhece sobre o tema, trouxemos os sete livros sobre mitologia grega para mergulhar no assunto.  

O fascínio pela mitologia grega pode ser explicado pelas mais diversas razões. Primeiro, por humanizar deuses e deusas, dotando-os de sentimentos e ações nem sempre positivos.

Em segundo lugar, pela influência direta na cultura ocidental, e inspiração a autores importantes, por exemplo, Shakespeare. 

Por fim, dar um vislumbre de como era aquela sociedade, abrangendo seus valores e crenças para explicar a vida, morte e natureza. Logo, é muito válido conhecer esses livros sobre mitologia grega que contemplam tanto crianças quanto adultos. 

7 livros sobre mitologia grega para você ler

Mitos gregos para jovens leitores (Ed. Principis)

Voltado para o público infantil e infantojuvenil, o livro de Nathaniel Hawthorne é uma adaptação das principais narrativas a uma linguagem mais dinâmica.

Entre os contos contatos pelo personagem Eustáquio em uma casa de campo, estão a luta entre Hércules e Quimera, bem como o encontro de Perseu com a Medusa. 

LEIA MAIS: Está sem tempo? 4 livros empolgantes que dá para ler em um final de semana

As 14 pérolas da mitologia grega (Ed. Escarlate)

Aqui, temos um exemplar também voltado para crianças, desta vez, entre oito e 11 anos. Escrito por Ilan Brennan, associa os contos da mitologia grega à atualidade.

Curto, possui linguagem acessível, além de ilustrações ricas e de qualidade.  

O livro de ouro da Mitologia (Ed. HarperCollins)

Embora seja um dos livros sobre mitologia grega para adultos, o título ainda mantém a linguagem acessível.

Nele, as histórias são contadas tendo, como base, representações artísticas da sociedade da época. De forma criativa, Thomas Bulfinch transporta o leitor para locais míticos, onde criaturas fantásticas ganham vida.  

Mitologia: contos imortais de contos e heróis (Ed. Sextante)

Um clássico entre os livros para mergulhar em mitologia grega e, da mesma forma, nórdica e romana. Escrito por Edith Hamilton, traz histórias centrais para a própria formação da cultura ocidental. Por exemplo, a Guerra de Tróia e a história do Cupido. 

Origens da Mitologia

Uma verdadeira enciclopédia sobre o tema, reúne mais de 700 personagens em 352 páginas, incluindo referências à mitologia romana. O livro é escrito por Annette Giescke, pesquisadora norte-americana. 

LEIA MAIS: 3 livros sobre gênios que te deixarão mais inteligente

Mitos Gregos recontados por Erick A. Kimmel (Ed.WMF Martins Fontes)

Nesta obra, a pessoa tem contato com diversos mitos gregos, mas de forma mais simples e até humanizada. Isso tem, por objetivo, aproximá-la deste universo fascinante.

Aqui, estão reunidas, por exemplo, as histórias de Pandora (e como qualquer pessoa curiosa, e envole em diversas situações). 

O Livro da Mitologia (Globo Livros)

Por fim, como o próprio nome já diz, um dos livros mais indicados para, realmente, mergulhar na mitologia grega. Mas, não só isso, aprender como são as histórias contadas por outras civilizações, desde Zeus a Exu.

Tudo isso reunido em 80 contos que trazem, junto às histórias milenares, ilustrações, textos e infográficos. 

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também