Brazil Greece

»

»

A comida da longevidade grega, mas que você jamais comeria

| Em 16/02/2024 às 08:53

Existe um prato na Grécia que considerado um prato nacional na maior ilha grega, Creta, e a maioria de vocês hesitaria em experimentá-lo. No entanto, tudo o que tenho a dizer é que aqueles que experimentarem certamente não duvidarão de sua deliciosidade. Este prato é composto por caracóis. Sim, você ouviu direito!

História e nutrição dos caracóis

Os caracóis são um dos alimentos gregos mais antigos e nutritivos. O seu consumo vem de tempos antigos na Grécia. Na verdade, os antigos gregos os consideravam uma fonte de alimento nutritivo e os cultivavam para consumo próprio. Então, ao longo dos séculos, essa tradição continuou e evoluiu, com várias regiões da Grécia desenvolvendo suas próprias receitas e técnicas de preparação de caracóis.

Os caracóis têm sido considerados um afrodisíaco por muitos anos, talvez porque contenham tantos nutrientes bons em suas pequenas e brilhantes conchas, como os ácidos graxos ômega-3. Diz-se até que são o segredo da longevidade dos cretenses.

Leia mais: A melhor cerveja do mundo é brasileira, segundo premiação

Colheita e variedades de caracóis em Creta

Em Creta, os habitantes colhem os caracóis da natureza em março e abril, após as chuvas. Em seguida, eles os alimentam com farinha ou macarrão cru para engordar e limpar seus intestinos seguindo um processo específico. Na ilha, os habitantes colhem três variedades principais de caracóis: os pequenos caracóis brancos colhidos durante o verão, quando uma membrana de papel sela sua abertura.

Os habitantes colhem os caracóis grandes e grossos, que são marrom e grandes, de fevereiro a junho, quando eles estão naturalmente gordos, e após seu sono de verão, quando estão muito finos depois de um longo período sem comida e precisam engordar e se limpar, geralmente comendo trigo-sarraceno, por 10 dias.

Leia mais: 5 festivais gregos para você conhecer a alma da Grécia

Preparo e culinária

Os vendedores nos mercados gregos vendem os caracóis vivos ou adormecidos, quando uma membrana de papel sela hermeticamente a abertura em suas cascas. As variedades mais saborosas são consideradas aqueles colhidos durante o verão, pois passaram toda a primavera grega nos campos verdes ricos, comendo uma enorme variedade de ervas saborosas e aromáticas.

Os chefs gregos então embebem os caracóis em água salgada para torná-los menos viscosos.

Em seguida, as pessoas os lavam muito bem e os cozinham de acordo com a receita escolhida por cada uma. Os caracóis em Creta são como uma comida nacional, oferecidos em todos os lugares! E são deliciosos!

Leia mais: 6 bebidas favoritas dos gregos que você tem que conhecer

Receita tradicional: caracóis “Boubouristi”

Os cretenses os preparam de várias maneiras, incluindo com trigo-sarraceno (grão quebrado), cozidos com batatas e abobrinhas, fritos ou “boubouristi”. Porém, recomendamos uma das receitas mais tradicionais de Creta: Caracóis “Boubouristi”.

Ingredientes

Para duas ou três pessoas:

  • Caracóis: 400g
  • Sal grosso o suficiente
  • Azeite: meio litro
  • Alecrim: alguns ramos frescos ou uma grande pitada de alecrim seco
  • Vinagre: meio copo de vinho

Instruções

  1. Inicialmente, coloque os caracóis em água fria (cobrindo-os) e adicione 3 colheres de sopa de sal.
  2. Em seguida, deixe ferver em uma panela por cerca de 20 minutos.
  3. Por fim, serve com a famosa bebida da Creta, tsikoudia.
  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

Buscar uma renda extra deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Com o aumento do custo de vida, imprevistos financeiros e o desejo de ter mais estabilidade, complementar o orçamento mensal se tornou essencial. A boa notícia é...

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

Encontrar a alma gêmea é um dos desejos mais comuns quando o assunto é amor. A busca por alguém que compreenda nossas emoções, compartilhe valores e caminhe ao nosso lado continua sendo um tema recorrente em conversas, livros e, claro, na astrologia. Segundo o...

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

0 comentários