Cultura

6 bebidas favoritas dos gregos que você tem que conhecer

6 bebidas favoritas dos gregos que você tem que conhecer
By     -   On

A Grécia é um país conhecido por sua rica cultura, história e gastronomia. Assim como os brasileiros, gostamos de encontrar os amigos, de nos divertir, de comer muito e também de consumir alguns drinks. E quando se trata de bebidas, nós gregos temos uma variedade de opções deliciosas para oferecer. Portanto, veja a seguir as bebidas favoritas dos gregos e os drinks mais famosos.

As bebidas favoritas dos gregos

1. Ouzo

Uma das bebidas mais populares da Grécia é o ouzo. Este licor anisado é destilado a partir de uvas e ervas aromáticas, como anis, funcho e coentro.  Servimos o ouzo normalmente em copos pequenos e o tomamos puro, com gelo ou diluído com água. Apesar de ser forte, é uma bebida refrescante, perfeita para um dia quente de verão.

Leia mais: O que os gregos comem no café da manhã? Você pode comer também!

2. Retsina

A retsina é um vinho branco grego que tem um sabor único devido ao seu processo de produção. Durante a fermentação, coloca-se a resina de pinheiro em um barril, o que confere ao vinho um sabor distinto e um aroma característico. Gostamos de tomá-la acompanhando os nossos pratos tradicionais. Por exemplo, o moussaka e souvlaki.

3. Mastiha

O mastiha é um licor feito a partir da resina da árvore de lentisco, que é encontrada principalmente na ilha de Chios, na Grécia. Esta bebida tem um sabor doce e aromático, com notas de menta e pinho. Normalmente a usamos em coquetéis, mas também a tomamos pura ou com gelo.

4. Tsipouro

O tsipouro é uma bebida destilada semelhante à grappa italiana. A produzimos a partir de uvas e normalmente tem um teor alcoólico de cerca de 40%. O tsipouro é servido em pequenos copos e o tomamos como aperitivo ou digestivo. É uma bebida forte e pode ser encontrada em diferentes variações, como o tsikoudia na ilha de Creta.

5. Café Grego

Uma das bebidas mais populares na Grécia é o café grego. Feito com café moído finamente e fervido em água, o café grego tem um sabor forte e encorpado. O tomamos em pequenas xícaras, geralmente acompanhado por água fria. Mais do que uma bebida, o café grego é um estilo de vida para nós.

Leia mais: Qual é o melhor café para levar nas suas viagens? Barista gringo responde

6. Metaxa

O Metaxa é um brandy grego que envelhecemos em barris de carvalho. É uma bebida destilada suave e aromática, com notas de frutas secas e especiarias. Tomamos essa bebida pura, com gelo ou em coquetéis. Com a sua sofisticação, é um símbolo da cultura grega.

Por fim, a Grécia tem uma rica tradição de produção de bebidas em geral. Além disso, cada região do país tem suas próprias especialidades.

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.