Criação de Zeus? Veja a comida grega cheia de benefícios desde a Grécia antiga

O que a caça moderna revela sobre essa iguaria de origem antiga?

As trufas, esses cogumelos subterrâneos enigmáticos, carregam consigo uma história que atravessa milênios, desde a antiguidade grega, onde eram conhecidas como “Hydnon”, até sua presença honrada nas cozinhas gourmet contemporâneas.

Por isso, percorremos a trajetória histórica das trufas, destacando seu valor nutricional e culinário. Além de mergulhar na prática atual de sua busca nas florestas de Meteora.

A evolução do entendimento sobre as trufas

Antes de mais nada, a jornada das trufas começa na Grécia antiga, onde eram altamente estimadas por suas qualidades nutritivas e supostas propriedades afrodisíacas.

Assim, filósofos e historiadores da época, como Plutarco, Cícero e Plínio, o Velho, refletiam sobre suas origens e características, atribuindo sua criação a eventos tão extraordinários quanto raios lançados por Zeus.

Dessa forma, estes relatos não só expressam o fascínio antigo por esses fungos, mas também apontam para o reconhecimento precoce de seu sabor único.

O primeiro registro escrito sobre as trufas remonta ao século IV a.C. por Teofrasto, destacando sua presença em várias regiões da Grécia.

A compreensão de que as trufas crescem sem raízes visíveis ou qualquer outra estrutura vegetativa básica era, na época, um verdadeiro mistério, desafiando as explicações tradicionais de crescimento e reprodução vegetal.

Leia mais: As Amazonas da Grécia antiga existiram mesmo? Achado surpreende!

A caça às trufas em Meteora

Então, avançando para os tempos atuais, a caça às trufas em Meteora tornou-se um evento cultural e gastronômico que atrai aficionados de todo o mundo.

Anualmente, o Museu de História Natural de Meteora e o Museu do Cogumelo organizam esta caça, transformando as florestas próximas a Kalambaka em palcos de aventura culinária.

Os participantes, guiados por caçadores experientes e seus cães de caça treinados, exploram a área em busca das preciadas trufas.

Após a busca bem-sucedida, chefs habilidosos demonstram como preparar pratos saborosos com as trufas encontradas. Dessa forma proporcionando uma experiência gastronômica incomparável que culmina com uma degustação de vinhos e pratos à base de cogumelos.

Leia mais: Como eliminar os agrotóxicos dos alimentos de forma segura?

Educação e degustação no museu do cogumelo

Por fim, a experiência se estende ao Museu do Cogumelo, onde os visitantes são introduzidos aos diversos tipos de cogumelos, aprendendo sobre suas propriedades nutricionais e terapêuticas.

O museu oferece um olhar aprofundado sobre o fascinante mundo dos fungos, enriquecendo a jornada dos participantes com conhecimento e apreciação pela biodiversidade fúngica.

Além da caça, o museu proporciona a oportunidade de escolher entre uma variedade de produtos tradicionais de cogumelos e trufas, permitindo que os visitantes levem para casa uma parte desta experiência única.

A caça às trufas em Meteora, disponível de março a outubro, oferece uma imersão cultural e culinária que liga o passado ao presente, celebrando a trufa como um ingrediente de luxo e como uma rica herança gastronômica.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

você pode gostar também