Com a chegada do novo ano, um dos propósitos que mais pessoas se preocupam em cumprir é, sem dúvidas, praticar mais esportes. E se a isso se soma a consciência ecológica. Assim, é fundamental conhecer os lugares mais amigáveis para o viajante na hora de andar de transportes mais alternativos. Se, neste 2024, você pensa em descobrir cantinhos europeus de bicicleta, trouxemos 9 cidades da Europa para andar de bicicleta.
Amsterdã, inegavelmente, uma das melhores cidades da Europa para andar de bicicleta
Os mais de 400 quilômetros de ciclovias que cortam a cidade de Amsterdã refletem a importância desse meio de transporte na cidade. De fato, há quatro vezes mais bicicletas que carros e quase 60% dos moradores usam a bicicleta todos os dias.
Utrecht
Segundo o estudo Global Bicycle Cities Index de 2022, a melhor cidade da Europa para andar de bicicleta é Utrecht. Também na Holanda, o ciclista é quem manda e os carros ficam em segundo plano.
Só para exemplificar, muitas ruas têm grandes vasos de plantas que impedem a passagem de veículos, mas são facilmente acessíveis de bicicleta.
Verona
A segunda cidade italiana merece estar nessa lista. Muitos moradores deixaram o carro de lado e passaram a se deslocar de bicicleta.
A cidade também conta com alguns quilômetros de ciclovias que facilitam o acesso a pontos turísticos. Por exemplo, a Arena de Verona, o Castelvecchio e a Casa di Giulietta.
Turim
Embora os países do norte concentrem boa parte das melhores cidades da Europa para andar de bicicleta, a Itália não deixa nada a desejar. Além de Verona, Turim, tem 70 quilômetros de ciclovias.
Com elas, é possível explorar monumentos importantes como o Palácio Carignano, a Porta Palatina e a bela Piazza San Carlo.
Berlim, uma das melhores cidades da Europa para andar de bicicleta
Berlim é uma das cidades europeias onde os ciclistas são mais respeitados. Só para ilustrar, a maioria das ruas principais tem ciclovias. Mas mesmo sem elas, é possível pedalar com tranquilidade.
Leia mais: A cidade que se alinha com o sol no dia que Alexandre, o Grande nasceu
Sevilla
No ranking das melhores cidades europeias para pedalar, também há espaço para uma espanhola. A vencedora é… Sevilla! Primeiramente, a cidade é plana e ensolarada.
Além disso, conta com quilômetros de ciclovias que facilitam a mobilidade tanto para os moradores quanto para os turistas. Assim, dá para conhecer a cidade de uma nova perspectiva.
Malmö
Malmö, a terceira maior cidade da Suécia, é um paraíso para os amantes da bicicleta. Com mais de 430 quilômetros de ciclovias espalhadas por toda parte, garante que um terço dos deslocamentos seja por bike.
Leia mais: Quanto custa um champanhe da 1ª classe da Qatar Airways?
Amberes
Amberes é uma daquelas cidades em que a vida é impensável sem a bicicleta. Por ser completamente plana, este é, aliás, um dos meios de transporte preferidos pelos belgas.
Além disso, conta com uma ampla rede de ciclovias, sinalização excelente e muitos estacionamentos próprio. Por fim, quem não tem a sua, pode alugar uma “magrela” facilmente.
Münster, mais uma alemã entre as melhores cidades da Europa para andar de bicicleta
Saindo da Bélgica, vamos até a Alemanha. Mais especificamente para a cidade conhecida como “O ouro alemão das bicicletas”: Münster. Nesse paraíso para os amantes do cicloturismo, há meio milhão de bicicletas para uma população de 300.000 habitantes.
Sendo assim, basta fazer as contas para entender a importância desse meio de transporte.
Leia mais: Portugal facilita cidadania portuguesa para brasileiros: veja como funciona
Dicas para andar de bicicleta em cidades europeias
Além de saber quais as melhores cidades da Europa para andar de bicicleta, vale apostar em algumas dicas.
Em primeiro lugar, se estiver viajando pela primeira vez, é importante se informar sobre as regras de trânsito locais. Em algumas cidades, por exemplo, os ciclistas devem respeitar os semáforos e as faixas de pedestres.
Ademais, se você estiver com bagagem, verifique se a sua bike tem suporte para malas. E, sobretudo, use roupas e acessórios confortáveis, bem como apropriados para o clima. Por fim, leve água e um lanche para se hidratar e se alimentar durante o trajeto.
0 comentários