Desconto de até 20% no IPTU de 2023: veja como ECONOMIZAR no pagamento

Confira algumas regiões que oferecem descontos e como aproveitar

Como de praxe, a notícia dos descontos no IPTU em 2023 foi bem recebida pelos contribuintes, principalmente por aqueles que terão a oportunidade de pagar menos em impostos este ano. O recurso já está disponível em várias regiões do Brasil e vale lembrar que esse é um dos principais impostos que o brasileiro tem que pagar nos primeiros meses do ano. Como o IPTU é um imposto municipal, cabe aos municípios do Brasil definir as alíquotas, prazos, condições e formas de pagamento. Além disso, esse imposto incide sobre a propriedade e uso de imóveis localizados em áreas urbanas, portanto, deve ser pago tanto pelo proprietário quanto pelo inquilino, a depender da utilização de cada imóvel.

Veja abaixo como conseguir descontos no IPTU de acordo com cada região

  • Descontos no IPTU 2023 em São Paulo

O governo de São Paulo oferece duas formas de pagamento para os proprietários de imóveis: à vista e parcelado. Contudo, possui o menor desconto das regiões aqui citadas. Confira a tabela abaixo:

  • Pagamento à vista do IPTU: Apresenta um desconto total de 3% e o pagamento funciona em cota única;
  • Pagamento parcelado do IPTU: Nesse contexto o valor pode ser dividido em até 10x desde que o valor das parcelas ultrapassem os R$ 50,00.

LEIA MAIS: Como ter desconto de até 65% na Conta de Luz em 2023?

  • Descontos no IPTU 2023 em Porto Velho

Para residentes de Porto Velho também existe a opção de pagamento à vista e parcelado, e os descontos também só são apresentados na primeira opção. No entanto, possui um desconto bem mais vantajoso. Confira:

  • Pagamento único do IPTU: desconto de 20% para pagamento até 31 de março, desconto de 15% para pagamento até 28 de abril e redução de 10% para pagamento até 31 de maio;
  • Pagamento parcelado do IPTU: Não possui nenhum desconto. No entanto, disponibiliza parcelamento em até 10 vezes.

LEIA MAIS: PicPay e Shopee: Veja aqui como ter descontos e cashback em suas compras!

  • Descontos no IPTU 2023 no Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro também oferece descontos para pagamentos à vista. Veja a seguir:

  • Pagamento do IPTU à vista: Ao pagar à vista em vez de parcelas mensais, o consumidor recebe um desconto de 7% no imposto. Isso deve ser efetuado até fevereiro;
  • Pagamento do IPTU parcelado: Em caso de parcelamento, os cariocas podem pagar o IPTU em até 10 vezes no período de fevereiro a novembro.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também