“Meu escritório é na praia, eu tô sempre na área”… É, a letra de Charlie Brown Jr. até pode se referir aos surfistas e aficionados, mas bem pode se aplicar a você, sabia? Graças à internet, hoje é, cada vez mais, possível ganhar dinheiro viajando pelo mundo e seguir trabalhando como nômade digital.
O trabalho remoto, seja vinculado a uma empresa ou como freelancer é, sem dúvidas, uma tendência crescente no mundo. Trata-se de um movimento que preza pela mudança no estilo de vida, bem como a liberdade geográfica. Uma consequência das adaptações ao trabalho home office, fortalecidas pela pandemia.
Porém, embora essa seja uma vontade de muita gente, há ainda uma certa insegurança e mesmo desconhecimento sobre o que fazer para chegar lá. A seguir, trouxemos dicas rápidas de como ganhar dinheiro viajando. E, sobretudo, o que de fato é ser um nômade digital.
Ganhar dinheiro viajando – o que é um nômade digital?
A princípio, o nômade digital é o profissional que usa a tecnologia para trabalhar. Ou seja, executa suas atividades de onde estiver, sem a necessidade de estar fisicamente presente em um escritório.
Tais atividades são realizadas tanto como freelancer quanto mediante o contrato com uma empresa específica. Assim, contemplam várias profissões, principalmente aquelas vinculadas às áreas de comunicação e tecnologia.
Em suma, são profissionais sem endereço fixo, em busca de flexibilidade no trabalho.
LEIA MAIS: Veja como responder com SUCESSO às perguntas de uma entrevista de emprego
6 profissões mais comuns para ganhar dinheiro viajando
Você pode, inicialmente, ganhar dinheiro viajando e exercendo diversas profissões. Por exemplo, jornalista, fotógrafo, marketing digital, tradutor e até contabilista. Basta que tenha conexão à internet para seguir atendendo às suas demandas.
Porém, com certeza há atividades que facilitam a vida do nômade digital. Veja quais são aquelas que melhor se adaptam ao seu estilo de trabalho.
Produtor de conteúdo
Esta é, sem dúvidas, uma das principais atividades para quem quer ganhar dinheiro viajando pelo mundo como nômade digital. Entre as formas de fazer isso, estão a produção de conteúdos para blogs, redes sociais, bem como programação.
Além disso, há opção de gerar renda por anúncios, recomendações como afiliados e venda de infoprodutos.
LEIA MAIS: Como uma xícara de café pode acabar com uma entrevista de emprego?
Empreendedorismo virtual
Inegavelmente, o e-commerce é a forma de empreendedorismo virtual mais comum. Porém, a atividade vai muito além disso. Ok, você pode montar uma loja online, mas dependerá de um estoque para promover as entregas. Exceto quando atua com dropshipping, que é, em suma, um tipo de intermediação de vendas de produtos diferenciados.
Entretanto, o empreendedorismo virtual dá outras possibilidades de ganhar dinheiro viajando pelo mundo. Você pode, por exemplo, vender cursos online ou investir em plataformas especializadas em venda. Pode até facilitar em países que concedem vistos para nômade digital.
Ensino de idiomas
A internet permite outra atividade super tradicional, que se adaptou bem ao mundo digital: o ensino de idiomas. Tanto português quanto outras línguas que dominar, dá para montar turmas virtuais ou ensinar individualmente.
Por outro lado, é possível buscar escolas de idiomas assim que chegar ao país de destino. Entretanto, na maioria das vezes, essas instituições pedem algum tipo de comprovante de experiência anterior no ensino de idiomas (o que também não é uma regra).
Tradução
Na mesma linha do tópico acima, o conhecimento de uma segunda ou terceira língua permite a atuação como tradutor ou intérprete. Isso vale para trabalhos fixos ou esporádicos no turismo, artigos, livros e documentos. Para isso, é interessante pesquisar em plataformas especializadas no trabalho freelancer.
Turismo é a forma literal de ganhar dinheiro viajando
Outra forma de, literalmente, ganhar dinheiro viajando é com o turismo. A área é altamente abrangente e inclui desde guias locais até cruzeiros. Ainda, o trabalho em hostels e hotéis. Nesses casos, você até tem direito à moradia ou hospedagem no local, conforme for estruturando o seu contrato de trabalho.
Fotografia
Como ganhar dinheiro viajando pelo mundo sem registrar o que vê no caminho? Neste sentido, por que não usar o seu talento para a fotografia como fonte de renda? Esta é, aliás, uma das mais prazerosas formas de trabalhar como nômade digital.
As fotos podem ser publicadas em blogs, redes sociais ou negociadas para veículos especializados, como sites e revistas de viagem.
Viu só como não tem segredo ganhar dinheiro viajando pelo mundo como nômade digital? Basta que você se planeje financeiramente para os imprevistos iniciais e trace, conforme o seu estilo, os destinos que sonha em visitar.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários