Os empregadores usam perguntas sobre salário, empregos anteriores e pontos fracos para selecionar os candidatos que eles irão contratar. Essas são as partes mais importantes de uma entrevista para decidir quem contratar ou não. Por isso, para obter sucesso em uma entrevista de emprego você deve estar preparado para responder esses questionamentos. Com isso em mente, veja a seguir uma lista de como responder às perguntas mais realizadas pelos recrutadores.
LEIA MAIS: 5 profissões com VAGAS sobrando e salários que podem passar de R$ 9 mil!
Dicas de como Responder perguntas Importantes realizadas pelos Recrutadores
Sobre os pontos fracos do Entrevistado
Ninguém gosta de falar sobre suas próprias deficiências, principalmente em uma entrevista de emprego, mas é natural que se façam essas perguntas, afinal, esse é o momento de conhecer o candidato. Respostas como “sou perfeccionista” tornaram-se clichês e o entrevistado não deve mencioná-las nas entrevistas. Para se destacar, você precisa fazer uma autoavaliação e falar sobre onde realmente pode melhorar. Mesmo as características exibidas pelo gerente de outra empresa em uma avaliação anual são válidas.
Sobre o seu salário
Ao discutir as expectativas salariais com um potencial empregador, um candidato a emprego deve estar preparado com três pilares que sustentam sua resposta. Primeiramente, ele deve calcular um salário médio para o cargo. Em seguida, deve traçar um salário médio tirando a média dos salários de outros cargos semelhantes. E, finalmente, deve determinar quanto precisa ganhar para cobrir suas despesas básicas e outras necessidades. Depois de tudo isso, pode discutir assertivamente suas necessidades financeiras com um empregador que pode ter perguntas adicionais.
Sobre o último emprego do Entrevistado
O último emprego em que você trabalhou precisa aparecer na conversa; mentir sobre por que você desistiu é proibido. Se um recrutador lhe perguntar a respeito da sua experiência no último emprego, você não deve falar mal do ambiente de trabalho, dos colegas ou supervisores. Evite também falar mal de eventos significativos ocorridos durante sua passagem pela empresa.
LEIA MAIS: 7 Truques para ter sucesso e garantir a vaga na sua entrevista de emprego!
Sobre religião e política
Ao entrevistar candidatos a emprego, é importante não abordar o assunto religião ou política. Fazer isso seria uma violação do ditado de que religião e política não se discutem. Em vez disso, é necessário que os entrevistadores se concentrem na educação e experiência do candidato. Com isso, eles podem demonstrar como o entrevistado agregará valor à empresa por meio de suas habilidades profissionais. Dessa forma, caso seja questionado, você não precisa se posicionar a respeito, apenas conduza a conversa novamente ao foco principal.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários