O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 começa no próximo dia 15. E, se você não percebeu, até bancos e outras instituições financeiras iniciaram o envio dos informes de rendimento. Como tantos impostos e compromissos, sobretudo, no primeiro trimestre do ano, a pergunta que não quer calar é: como não cair na malha fina do IR?
Antes de tudo, o que é, exatamente, a malha fina? De modo geral, trata-se da análise mais detalhada que a Receita Federal faz dos dados da pessoa contribuinte. E acredite, todo ano, pelo menos 5% das pessoas caem nesse sistema quando o órgão detecta algum problema.
Mas, o que acontece se cair na malha fina? E como fazer para evitar que isso aconteça? É o que você vai descobrir, agora!
E se a Receita pegar o contribuinte na malha fina?
A princípio, a maioria das pessoas cai no pente fino da Receita por erros na declaração. Normalmente, isso se dá por omissão de dados ou envio incorreto. Por exemplo:
- Declaração de valores ilegítimos
- Omissão de rendimentos
- Inclusão irregular de dependentes
- Fraude de documentos enviados ao órgão
- Preenchimento incorreto
- Despesas médicas incorretas
- Informações da fonte pagadora declaradas de forma inconsistente
Portanto, nem adianta tentar enganar a Receita porque, a cada ano, aprimora seu sistema justamente para flagrar esse tipo de situação. Mas, como a pessoa sabe se caiu na malha fina?
Primeiramente, saiba que a Receita não manda e-mail avisando. Sendo assim, o ideal é acompanhar o extrato da declaração pelo Centro Virtual de Atendimento (portal e-CAC).
Outra forma de saber é caso não receba a restituição do IR. E aí, o que fazer? Inicialmente, uma dica é enviar uma declaração retificadora ou, ainda, apresentar documentos que regularizem a situação.
Do contrário, o órgão aponta o valor da multa a ser paga que, geralmente, é bem pesada: vai de 150% a 225% sobre o imposto devido.
Leia mais: Declaração MEI 2024: os prazos, como fazer e quem deve enviar
Como não cair na malha fina do IR?
Bom, já viu que a multa pode ser bem pesada, caso não consiga regularizar sua situação junto à Receita, né? Por isso, o ideal é mesmo prevenir que o sistema lhe pegue.
Quando uma declaração cai na malha fina, significa que a Receita Federal encontrou alguma inconsistência nos dados, como erro no preenchimento, suspeita de fraude ou rendimento incompatível com a movimentação financeira. Para evitar contratempos, siga estas dicas:
- Declare com atenção: preencha a declaração com cuidado, evitando erros de digitação e inserindo os valores exatos de itens como rendimentos, saldo em conta e valor de bens. Se der, tenha todas essas informações separadas ao preencher o documento.
- Não omita informações: mesmo os rendimentos isentos de tributação (como poupanças, prêmios de seguro ou doações) precisam ser declarados.
- Utilize a declaração pré-preenchida: esse modelo traz campos prontos com informações de fontes pagadoras, médicos, imobiliárias, entre outros. Assim, fica mais fácil não cair em erros.
- Guarde comprovantes: tenha todos os comprovantes de receitas e despesas, caso precise comprovar alguma informação que foi declarada.
- Antes de declarar o imposto, verifique quais são as deduções possíveis. Isso inclui gastos com saúde, educação, pensão alimentícia, entre outros.
Por fim, caso tenha alguma dificuldade no preenchimento, contrate um profissional para te ajudar. Certamente, fica bem mais barato do que pagar o imposto da malha fina, né?
Leia mais: Idosos agora podem viajar de ônibus de graça: veja como aproveitar
Atenção aos prazos!
Além de evitar cair na malha fina do IR, vale atentar-se ao prazo para não ficar sem declarar! A Declaração do Imposto de Renda 2024 deve ser entregue entre 15 de março e 31 de maio.
Veja, aqui, quem deve declarar e mais informações para não ter problemas futuros!
0 comentários