O tão esperado Índice Global de Habitabilidade da Economist Intelligence Unit (EIU) foi divulgado! E o que essa lista tem demais? Simplesmente, as melhores e piores cidades para se viver no mundo. Vem ver quais são!
O Global Livability Ranking é uma avaliação anual que classifica 172 cidades segundo estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.
No índice mais recente, Europa e Canadá dominaram a lista das cidades com melhor qualidade de vida, graças a fatores como estabilidade e boa infraestrutura. Será quais foram as piores, hein?
10 melhores cidades do mundo para viver
Primeiro, vamos tratar das cidades que obtiveram os melhores índices, segundo o ranking. Algumas delas, como você vai ver, nem são tão surpresa assim!
Viena
A capital austríaca ocupa o primeiro lugar da lista, graças a sua boa infraestrutura, serviços de saúde de qualidade, além das diversas opções de cultura e entretenimento para a população. E tá pensando ser novidade? Viena também foi eleita o melhor lugar do mundo para viver em 2018 e 2019.
Copenhague
Em segundo lugar, temos Copenhague, a bela capital dinamarquesa. Aliás, as cidades escandinavas, em geral, são conhecidas pela qualidade de vida, com educação e saúde gratuitas, bem como baixos índices de criminalidade.
Além disso de todos estes atributos, Copenhague tem uma cena artística e gastronômica vibrante.
Zurique
Alguma surpresa? Não, né? Afinal, as cidades suíças tendem a ter uma classificação alta nesse tipo de lista, graças à economia social de mercado bem desenvolvida. Por isso, Zurique ocupa, com louvor, o seu lugar entre as melhores cidades do mundo para viver.
Outro ponto forte neste sentido é o transporte público eficiente, além de ser uma cidade muito segura. Por outro lado, o custo de vida por lá é um dos mais altos da Europa.
Calgary
Já na América do Norte, encontramos Calgary, no Canadá, como a quarta melhor cidade do mundo para viver. Além de muito bonita, sua colocação se deve, entre outros fatores:
- segurança
- saúde
- qualidade ambiental
Ah, e embora passe por invernos rigorosos, no verão, é um dos lugares mais ensolarados do Canadá!
Vancouver
Também no Canadá, Vancouver, segue a lista de melhores cidades do mundo para viver, ocupando o quinto lugar. Ainda que tenha um clima mais ameno do que Calgary, é menos ensolarada e mais chuvosa.
Porém, é uma cidade segura, limpa, de economia próspera e diversificada, além de proporcionar ambiente multicultural aos moradores.
Genebra
Voltando à Europa, mais uma cidade suíça na lista: Genebra! Além de toda a natureza ao seu redor, o sistema educacional da cidade é excelente, além de todas as suas opções de lazer. Como tudo tem seu preço, analogamente a Zurique, o custo de vida também é alto.
Frankfurt
A moderna e financeira Frankfurt, na Alemanha, obteve altas classificações nos quesitos conectividade de viagem, segurança e saúde. Mas, destaca-se principalmente pela liberdade empresarial, uma vez que facilita o empreendedorismo.
Toronto
Pegamos nosso avião com destino às melhores cidades do mundo para viver de volta para o Canadá! Desta vez, nosso destino é Toronto, internacionalmente conhecida como centro financeiro e de negócios do país.
Também, tem fama na indústria cinematográfica e televisiva, além de ser um ótimo lugar para empreendedores, pois ocupa a posição 10/10 no índice de startups.
Amsterdã
Tá dando voltas, nossa lista, hein? Agora, a gente segue para Amsterdã, capital da Holanda. Livre e politizada, Amsterdã é uma das cidades mais bike-friendly do planeta e uma das melhores da Europa para empreendedores.
Sem falar na diversidade cultural e infraestrutura bem desenvolvida.
Osaka e Melbourne
Agora, vamos bem mais longe, mais precisamente, ao Japão! Osaka é uma cidade extremamente segura para se viver, com nota 10/10 nessa categoria. Também alcançou classificações muito altas em habitação, liberdade de negócios e saúde.
Empatada com a cidade japonesa, temos a australiana Melbourne, que também ocupa o décimo lugar entre as melhores cidades do mundo para viver. Seus destaques são o incentivo ao empreendedorismo, serviços de saúde, abertura de startups, segurança e qualidade ambiental.
Além disso, possui uma cena artística e gastronômica multicultural.
LEIA MAIS: As 7 Melhores Cidades Do Mundo Para Andar De Bicicleta – Veja Aqui O Ranking!
As 10 piores cidades do mundo para viver
Agora, lá do outro lado da lista, temos as 10 piores cidades do mundo para viver. Suas colocações resultam de questões sociais e políticas sérias, além de preocupações com a segurança.
Damasco
Damasco, na Síria, é a capital mais antiga do mundo e importante centro cultural do mundo árabe. No entanto, o que a coloca na ponta entre as piores cidades do mundo para viver é a violenta guerra civil que parece não ter fim.
Lagos
Apesar de ser considerada a capital cultural da Nigéria, ocupa o segundo lugar na lista devido aos crimes humanitários, terrorismo, distúrbios civis, sequestros e crimes marítimos.
Trípoli
Também na África, Trípoli, na Líbia, infelizmente entra na lista de piores cidades do mundo para viver pela guerra civil. Embora tenha acabado em 2020, a violência persiste de tal forma que há o medo constante de um novo conflito.
Só para ilustrar, a cidade foi palco de violentos confrontos mortais entre grupos rivais em agosto de 2022.
Algiers
A capital da Algéria, país situado ao norte da África, passa pelo aumento da atividade terrorista executava por grupos islâmicos extremistas. Mas, não só isso! A cidade também padece com a falta de serviços básicos e altos índices de desemprego.
Karachi
Karachi é a maior cidade do Paquistão, além de ser seu centro comercial. Ainda assim, a violência etno política, sectária, militante e criminosa assola a região. Muito se deve à falha das autoridades em fechar um acordo para encontrar uma solução aos conflitos que podem desestabilizar todo o país.
LEIA MAIS:6 Leis Muito Estranhas Pelo Mundo Que Você NÃO Vai Acreditar Que Existem!
Port Moresby
Banhado pelo Oceano Pacífico, Papua-Nova Guiné tem praias belíssimas, além de uma imensa variedade cultural e biológica. Nada que tenha impedido, entretanto, um conflito violentíssimo relacionado às eleições no país, no primeiro semestre deste ano.
Como resultado, mais de 15.000 pessoas foram obrigadas a migrar internamente. Isso levou a uma interrupção da educação e à falta de serviços básicos.
Dhaka
Em Bangladesh, Dhaka têm conflitos sociais, étnicos e religiosos latentes em Bangladesh, o que se reflete no seu cotidiano. Além disso, o próprio país é um dos mais propensos a desastres do mundo e com maior risco de mudanças climáticas severas.
Harare
No Zimbábue, Harare tem uma cultura política muito violenta, de tal forma que as forças de segurança cometeram violações de direitos humanos que sequer foram abordadas. Outras preocupações relacionadas aos direitos humanos são a crise de água e saneamento, despejos forçados e casamentos infantis.
Douala
Douala é uma cidade costeira no sudoeste de Camarões e a capital econômica do país. Apesar disso, figura na lista das piores cidades do mundo para viver devido às violações aos direitos humanos.
Só para ilustrar, de acordo com a Human Rights Watch, pelo menos 4.000 civis foram mortos por forças do governo e combatentes separatistas armados desde 2016. Os números são resultados de um conflito armado que busca a independência das regiões anglófonas.
Teerã
Encerrando a lista, Teerã, a capital do Irã. Desde que um regime ditatorial assumiu o controle do país, em 1979, a cidade próspera perdeu muito de sua prosperidade. Ademais, os abusos dos direitos humanos são cometidos pelo governo desde então, e só pioraram após os protestos sociais que começaram em agosto de 2022.
E aí, o que achou das melhores e piores cidades do mundo para viver? Alguma surpresa? Para conhecer mais sobre as nações e seus modelos de vida, saiba quais são os países socialistas em 2022.
Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes no Brazil Greece!
0 comentários