O burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, conquistou uma posição de destaque após ser classificado como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022.
Com a pandemia, a atenção para a saúde mental no ambiente de trabalho aumentou, e as empresas estão buscando maneiras de abordar esse problema.
Porém, você sabe quais são as profissões mais afetadas pela doença? Descubra abaixo e veja formas de se prevenir do burnout.
Áreas com maior risco de burnout
Um estudo pioneiro utilizou inteligência artificial para analisar mais de 600 funcionários de 17 organizações, revelando as áreas corporativas com maior suscetibilidade ao burnout.
1. RH
Os profissionais são responsáveis por atrair, avaliar e selecionar candidatos qualificados para preencher vagas na organização.
Isso envolve a criação de descrições de cargos, anúncios de vagas, triagem de currículos, condução de entrevistas e a tomada de decisões sobre contratações.
LEIA MAIS: 5 cursos rápidos para aumentar muito as suas chances no mercado de trabalho
2. Comércio
A chave para vendas eficazes é o atendimento ao cliente. Isso abrange receber os clientes com cortesia, compreender suas necessidades e fornecer soluções apropriadas.
Os vendedores precisam comunicar claramente os benefícios dos produtos e também demonstrar atenção às preocupações e exigências dos clientes. No entanto, lidar com pessoas pode ser um desafio para alguns.
3. Educação
Sejam professores, instrutores, treinadores ou mentores, têm um papel fundamental na transmissão de conhecimento e na formação de habilidades. Eles são responsáveis por planejar e ministrar aulas, criar materiais educativos, avaliar o progresso dos alunos e oferecer orientação. Essa responsabilidade pode gerar um cansaço enorme nos profissionais.
LEIA MAIS: 4 simpatias poderosas para arrumar o emprego dos seus sonhos
4. Liderança
São aqueles em que os indivíduos são encarregados de orientar, influenciar e motivar outras pessoas em direção ao alcance de metas e objetivos.
A liderança desempenha um papel fundamental em várias áreas, desde negócios e organizações até política, educação, saúde e muitos outros setores. E isso pode ser extremamente estressante.
O perfil de seus líderes
Os líderes da geração X, reconhecidos por sua abordagem tradicional ao trabalho e busca de estabilidade, registraram as maiores pontuações de forma notável.
- CEO, diretor e sócio: 44,41 pontos;
- Lideranças (gerentes e coordenadores): 37,43 pontos;
- Outras lideranças (sub-gerentes e supervisores): 39,47 pontos.
LEIA MAIS: Empresas aéreas passaram a cobrar prioridade para entrada na aeronave?
Como se prevenir do burnout e cuidar da sua saúde mental
Reconheça e respeite seus próprios limites. Evite sobrecarregar sua agenda com tarefas excessivas. Aprenda a recusar quando necessário e estabeleça prioridades realistas.
Reserve um tempo para atividades relaxantes e revigorantes, como meditação, ioga, exercícios, leitura ou qualquer passatempo agradável.
Se o estresse se acumular ou sua saúde mental for afetada, considere buscar ajuda profissional, como um psicólogo ou psiquiatra. Ter um espaço seguro para expressar seus sentimentos pode ser muito benéfico.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários