Brazil Greece

»

»

O prato que muitos odeiam, mas é importante para o Brasil

| Em 19/03/2024 às 11:12
Freepik.

O cuscuz é um prato tradicional e muito apreciado em várias regiões do Brasil. No entanto, há um tipo específico de cuscuz que gera controvérsia no país. É o cuscuz paulista! Para quem não conhece, o cuscuz paulista é um prato emblemático da culinária brasileira. Além disso, em especial, da cozinha de São Paulo, tem uma história e características únicas que o tornam um elemento importante no patrimônio gastronômico do país. Por isso, apesar de polêmico, o cuscuz paulista tem grande importância para a história do Brasil. Portanto, confira a seguir!

Qual é a diferença entre o cuscuz paulista e o cuscuz nordestino?

O cuscuz nordestino é um prato típico da região Nordeste do Brasil, especialmente dos estados da Bahia e de Pernambuco. Sua receita teve influência da culinária africana e indígena, trazendo uma mistura de sabores e ingredientes característicos.

Além disso, seus principais ingredientes são a farinha de milho, o coco ralado, o açúcar, o sal e o azeite de dendê. Ainda, é comum adicionar outros ingredientes como carne seca, camarão, sardinha, ovos, legumes e temperos variados.

O seu preparo ocorre em uma cuscuzeira, que é um utensílio específico para o cozimento do cuscuz. Assim, a farinha de milho é hidratada com água e sal, e depois é colocada na cuscuzeira junto com os demais ingredientes. Então, se faz o cozimento no vapor, o que confere ao cuscuz uma textura macia e saborosa.

Enquanto isso, os ingredientes do cuscuz paulista são diferentes do cuscuz nordestino. Nele se usa o cuscuz de milho, o caldo de legumes, o tomate, a ervilha, o palmito, a sardinha, a azeitona, o ovo cozido e a salsinha. Como especificaremos melhor a seguir.

Além disso, sua preparação também é diferente. Os ingredientes são refogados em uma panela com azeite, e depois se adiciona o caldo de legumes e o cuscuz de milho. Depois, é só cozinhar a mistura até que o cuscuz absorva todo o líquido e fique macio.

Leia mais: Como fazer a cerveja amanteigada do Harry Potter?

Cuscuz paulista: o prato polêmico brasileiro

O prato originou-se do cuscuz berbere, típico do Norte da África. Então, foi adaptado no Brasil com influências indígenas e de imigrantes europeus. Principalmente portugueses, espanhóis e italianos.

Seu ingrediente principal é a farinha de milho, e a receita passou por uma adaptação para incorporar elementos locais. Por exemplo, o uso da farinha de milho ao invés da farinha de trigo ou cevada, comum na versão africana. Assim, este ajuste representa um exemplo de como a culinária brasileira sofre influência de múltiplas culturas.

Uma característica marcante do cuscuz paulista é a sua versatilidade. O seu preparo leva farinha de milho, molho de tomate, pedaços de tomate, azeite e ovos cozidos. Além disso, frequentemente inclui ingredientes enlatados, como ervilha, milho-verde, palmito, azeitona e sardinha. Como já citamos anteriormente.

Depois, esta mistura é cozida e colocada em uma forma com furo no meio (ou não) para ser desenformada, resultando em uma apresentação visual atraente. Você pode consumi-lo tanto quente quanto frio, sendo uma opção popular em festas juninas, Natal e Ano Novo no Brasil​​.

Você deve ainda estar se perguntando qual seria a relação com o Brasil. Interessantemente, a receita do cuscuz paulista possui raízes históricas na cultura tropeira do estado de São Paulo. No século XVII e XVIII, os tropeiros, que viajavam pelo interior do Brasil para comércio, carregavam farinha de milho que acabava absorvendo o sabor de outros itens transportados. Dessa forma, contribuíram para a formação da receita que conhecemos hoje​​.

Além disso, esse prato é frequentemente objeto de controvérsia e debate. Especialmente nas redes sociais, onde às vezes o recebem com menos entusiasmo em comparação com outras variantes do prato. Entretanto, o seu valor histórico e cultural, bem como a sua contribuição para a diversidade culinária do Brasil, é inegável.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários