No norte da Grécia e especificamente na Macedônia Ocidental, existe um tesouro escondido do qual muitos nunca ouviram falar. Trata-se da cidade conhecida como Florina.
O nome antigo da região era Lygkistis, que era inicialmente um pequeno estado autônomo macedônio, habitado por tribos macedônias aparentadas de origem dórica, e que foi unido por Filipe II ao seu grande reino macedônio. A região deve seu nome ao primeiro rei mítico, o herói e argonauta Lykea.
Como testemunham a descoberta de inscrições latinas e vasos e moedas romanas, este importante assentamento sobreviveu até o final da antiguidade romana, graças à sua posição estratégica excepcional, controlando duas importantes rotas, ou seja, a estrada romana Via Egnatia e a estrada que levava, através das gargantas de Pisoderi, da região dos Prespes para o vale de Florina.
Florina: uma cidade com muita história e natureza
Esta bela cidade grega tradicional é cercada por uma paisagem natural maravilhosa composta por seis belos lagos (Vegoritida, lago Petres, Zazari, Cheimaditida, Pequeno e Grande Prespa). Em combinação com as aldeias à beira dos lagos e os povoados de pedra preservados, compõe a paisagem angélica da região de Florina.
Mas além das belas paisagens naturais, Florina tem muito mais a oferecer. Alguns dos costumes e tradições mais conhecidos da cidade são as fogueiras de Natal (em 23 de dezembro), o antigo costume grego conhecido como Kurban, que é revivido na vila de Agios Panteleimonas em 27 de julho, e o famoso festival da pimenta organizado pelo município de Aetos. Aliás, um dos pratos gregos mais famosos, a pimenta de Florina, tem origem em Florina, como indica o nome do prato.
Leia mais: O prato egípcio mais antigo era grego e você pode fazer em casa
O que fazer em Florina?
Por volta de 1893, a cidade de Florina experimentou um intenso desenvolvimento cultural, quando estabeleceu sua ligação ferroviária com Thessaloniki, e esse florescimento reflete maravilhosamente nos edifícios ecléticos do início do século XX.
Comece sua visita à cidade no Museu Arqueológico, ao lado da estação ferroviária. Em um dos antigos prédios da estação está localizada a Pinacoteca, onde são exibidas obras de artistas de Florina. Afinal, Florina é a cidade que abriga a mais famosa escola de belas artes da Grécia.
Com uma breve visita à cidade, você verá as mansões tradicionais que continuam preservadas hoje, bem como muitos edifícios do antigo Império Otomano que uma vez conquistou a Grécia. Desde prisões até banhos turcos otomanos que o levam de volta aos difíceis anos da Grécia escravizada.
Leia mais: Por que o azeite de oliva era sagrado na mitologia grega? Veja seus usos!
O clima de Florina e os melhores destinos
Antes de mais nada, Florina oferece as melhores paisagens de primavera e inverno, sendo famosa como um dos melhores destinos para todas as estações. Além disso, o clima fresco ajuda, tornando o local adequado para todas as épocas do ano.
No entanto, é no inverno que Florina rouba todas as atenções, pois é uma das cidades com mais neve na Grécia. Os entusiastas do esqui podem praticar seu esporte favorito no Centro de Esqui de Vigla, na vila de Pisoderi. Este lugar de conto de fadas fica a apenas 19 quilômetros de Florina, em uma localização mágica com altitude de 1.600-1.900 metros.
Além disso, recentemente, a rota de Florina para o resort de esqui se tornou viral em todo o mundo, quando um visitante postou um vídeo das árvores cobertas de neve e da bela paisagem. Em seguida, os maiores canais de todo o mundo destacaram este destino de inverno oculto da Grécia como um dos mais bonitos da Europa.
Dicas para aproveitar ao máximo sua visita
- Alugue um carro para explorar a região ao seu próprio ritmo.
- Prove a culinária local, incluindo a famosa pimenta Florina.
- Participe de um dos festivais folclóricos da cidade.
- Visite o Centro de Esqui Vigla no inverno.
- Relaxe e desfrute da beleza natural da região.
Veja como chegar a Florina
De carro, ônibus ou trem a partir de Thessaloniki (cerca de 2 horas de viagem).
Melhor época para visitar
Primavera, verão e outono para atividades ao ar livre; inverno para esportes de neve.
Leia mais: Conheça uma das vilas mais bonitas da Europa que fica na Grécia
0 comentários