Brazil Greece

»

»

Dieta atlântica ou mediterrânea: afinal, qual é a melhor para você?

| Em 18/03/2024 às 16:50

Muito se fala sobre a dieta mediterrânea. Mas, você já ouviu falar sobre a dieta atlântica?

A dieta atlântica, uma abordagem tradicional de alimentação em algumas regiões da Espanha e Portugal, tem ganhado atenção por suas qualidades nutricionais e benefícios à saúde. Inclusive, semelhante à famosa dieta mediterrânea, ela enfatiza o consumo de verduras, frutas, cereais integrais, legumes, e azeite de oliva. Além disso, prioriza peixes e mariscos, pão, batatas, leite e queijo. Enquanto restringe a ingestão de carne e vinho.

Quais são os benefícios da dieta atlântica?

Dentre seus principais benefícios, destaca-se o aporte equilibrado de proteínas, uma melhor distribuição das gorduras com ênfase nos ácidos graxos ômega-3, contribuindo para um estado de homeostase no organismo. Esse equilíbrio pode ser benéfico para a saúde e recuperação em atividades físicas.

Além disso, a dieta atlântica pode ser superior à mediterrânea devido à ausência de tóxicos, como o álcool presente no vinho, e pelo uso de métodos de cozimento que preservam os nutrientes dos alimentos, evitando a formação de compostos nocivos como a acrilamida, que é gerada ao submeter carboidratos a altas temperaturas.

Ademais, os métodos de cozimento preferidos nesta dieta incluem grelhar, assar, cozinhar em água e cozinhar no vapor, buscando preservar a integridade nutricional dos alimentos. É importante evitar frituras e rebozados para otimizar a composição corporal e reduzir o risco de doenças crônicas.

Ademais, em termos de diferenças fundamentais entre a dieta atlântica e a mediterrânea, uma delas é a fonte de carboidratos. Enquanto a dieta mediterrânea prioriza o consumo de macarrão, a atlântica enfatiza o consumo de batatas como alimento básico.

No entanto, ambas as dietas são ricas em frutas, verduras e fitoquímicos, aproveitando os produtos de temporada, o que é benéfico tanto nutricionalmente quanto ecologicamente.

Leia mais: 7 coisas chocantes que aconteciam na Grécia Antiga

Qual é a melhor?

Antes de mais nada, ambas as dietas têm benefícios para a saúde e são sustentáveis a longo prazo. Portanto, a escolha entre a Dieta Atlântica e a Dieta Mediterrânea depende das preferências individuais e da disponibilidade de alimentos em cada região. Na verdade, o mais importante é adotar uma alimentação equilibrada. Ou seja, uma que seja rica em alimentos frescos e minimamente processados, independentemente da dieta que escolher.

Além disso, recomenda-se sempre consultar um profissional de saúde ou nutricionista antes de iniciar qualquer dieta, para garantir que ela atenda às suas necessidades individuais. Lembre-se de que a adesão a uma dieta saudável deve ser acompanhada por um estilo de vida ativo e equilibrado.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest