Os ditados são algo muito comum nas falas cotidianas da população. Apesar de passados de geração para geração, muitas vezes nos foi passado de forma errada, e continuamos a falar errado a vida toda. Isso porque a origem dos ditados muitas vezes é desconhecida, e a forma errada é muito mais popularizada do que a maneira correta. Para saber mais quais são esses ditados populares que falamos errado, confira o artigo na íntegra e saiba mais!
3 ditados populares que falamos errado
Os ditados populares são expressões comuns, repetidas inúmeras vezes há um longo tempo, e por conta disso, são parte da sociedade e presente no vocabulário de todos. Entretanto, por conta do longo tempo de existência da maioria desses, alguns deles foram modificados de maneira incorreta.
Dessa maneira, alguns ditados foram perdendo a forma e, em alguns casos, também seus sentidos. Para saber de alguns confira o artigo na íntegra!
LEIA MAIS: 12 Curiosidades Sobre A Ucrânia Que Você Nem Imaginava!
“Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão”
Presente na canção de Alfredo Borba e Nova, essa é uma frase constantemente falada de forma errada. Em sua forma original, o provérbio popular dizia “batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”.
Seu sentido adivinha do fato da batata ser um tubérculo subterrâneo, e por isso a expressão simbolizava que as raízes da batata se espalharam pelo chão.
“São ossos do ofício”
Outra expressão muito comum atualmente, na sua forma original, era “são ócios do ofício” para se referir às vantagens ou prazeres de algum trabalho duro que a pessoa havia realizado.
“É a cara do pai/mãe, cuspido e escarrado”
Essa é a melhor das variações, pois existem outras ainda piores. Na sua forma original a frase dizia “é a cara do pai/mãe, esculpido em carrara”, este que é um tipo de mármore originário da Itália e usado em esculturas de pedra que são fiéis à realidade.
LEIA MAIS: Curiosidades sobre tatus super interessantes e que você tem que conhecer!
Gostou desse conteúdo? Acesse o Brazil Greece e confira inúmeros outros artigos interessantes para você!
0 comentários