12 Curiosidades Sobre A Ucrânia Que Você Nem Imaginava!

Descubra neste artigo as curiosidades sobre a Ucrânia mais interessantes!

Antes de mais nada, a Ucrânia é um país fundado por uma tribo de vikings, os varangianos! Além disso, essa tribo se estabeleceu no que hoje é a Ucrânia e fundou a Rússia de Kiev.

Inclusive, até hoje eles ficaram na história como os russos de Kiev e têm a mesma origem dos russos.

Vamos ver 12 curiosidades sobre a Ucrânia!

O maior país da Europa

A primeira das curiosidades sobre a Ucrânia é que o país é o maior da Europa. Inclusive, sua área chega a 603.628 quilômetros quadrados, ou seja, é três vezes o tamanho do Reino Unido. Na verdade, excede em 50.000 m2. km França, que é o segundo, atrás da Ucrânia.

Além disso, é dividido em 24 regiões. No entanto, há desenvolvimentos após a guerra, pois a Crimeia se tornou independente e algumas partes foram anexadas pela Rússia. Porém, a guerra continua e estamos esperando para ver o que acontecerá com os territórios da Ucrânia.

Sete Patrimônios Mundiais da UNESCO na Ucrânia

curiosidades sobre a ucrânia: O centro histórico de Lviv, uma cidade no oeste da Ucrânia.
O centro histórico de Lviv, uma cidade no oeste da Ucrânia.

A Ucrânia é o lar de sete Patrimônios Mundiais da UNESCO. Além disso, alguns deles são a Catedral de Santa Sofia de Kiev e o centro histórico de Lviv, a Universidade de Chernivtsi, bem como as únicas igrejas de madeira nas montanhas dos Cárpatos.

A estação de metrô mais profunda do mundo

curiosidades sobre a ucrânia: O centro histórico de Lviv, uma cidade no oeste da Ucrânia.A Estação Arsenalna é a estação de metrô mais profunda do mundo, chegando a 105,5 metros abaixo do solo. Inclusive, olhar para o topo de uma escada rolante íngreme no escuro do metrô pode ser aterrorizante. No entanto, foi construída durante a Guerra Fria para proteger o povo de Kiev de um desastre nuclear.

LEIA MAIS: Kiev: Como Foi Visitar A Ucrânia Durante A Guerra?

Uma das culinárias mais especiais do mundo

Curiosidades sobre a Ucrânia: Vareniki é um prato tradicional da culinária ucraniana.
Vareniki é um prato tradicional da culinária ucraniana.

Antes de mais nada, a culinária ucraniana é extremamente diversificada e fascinante, com origens de diferentes minorias étnicas e uma rica história multicultural que oferece uma variedade de pratos diferentes na mesa.

Além disso, os pratos tradicionais mais populares são varenyky, massa cozida com cogumelos, batatas, chucrute, queijo cottage, bem como holubtsi, rolinhos de repolho recheados com arroz, cenoura e carne. Ainda, o prato ucraniano mais famoso é o borsch.

Embora muitos russos tenham afirmado que o prato se originou na Rússia, os ucranianos acreditam apaixonadamente que são os fundadores deste prato. Borsch é uma sopa de beterraba, repolho e batata. No entanto, o borsch tradicional contém carne de porco.

O Frango à Kiev não é de Kiev

Curiosidades sobre a Ucrânia: Frango à Kiev.Embora o nome sugira o contrário, o delicioso prato recheado com peito de frango não é de Kiev. Na verdade, existem várias sugestões para a sua origem. Enquanto alguns acreditam que foi criado no Império Russo, outros acreditam que o país de origem do prato é a França e foi assimilado à cultura russa sob o nome de Côtelettes de volaille.

Mais tarde, recebeu o nome de “Chicken Kiev” (Frango à Kiev) por restaurantes de Nova York que tentavam atender aos clientes russos no século 20.

LEIA MAIS: Descubra 4 Fatos Curiosos Que Separam A Ucrânia E A Rússia!

Tem uma história complexa

Curiosidades sobre a Ucrânia.
Os cossacos desempenharam um papel importante no desenvolvimento da história da Ucrânia!

A história da Ucrânia é incrivelmente interessante e complexa. Pois esta área mudou de mãos muitas vezes ao longo dos séculos. Além disso, sem dúvida, seus caminhos modernos podem ser traçados até os russos de Kiev, um poderoso estado medieval que floresceu até a Idade Média até o século 12.

Ainda, nos séculos seguintes, a Ucrânia mudou de mãos entre os mongóis, os otomanos e a Comunidade Polaco-Lituana com cossacos que tentam viver de forma independente em algumas partes da Ucrânia.

No entanto, nos séculos 18 e 19, a Ucrânia foi dividida em duas partes, o Império Habsburgo e o Império Russo. Então, no século 20, o Império Habsburgo quase entrou em colapso. Depois, em 1918, a Ucrânia aderiu à União Soviética (URSS).

Embora a luta da Ucrânia ao longo da história tenha sido extremamente feroz, as influências culturais da arquitetura dos Habsburgos aos monumentos soviéticos dão ao país uma riqueza de profundidade e expressão.

A maior catástrofe do século 20 ocorreu na Ucrânia

Curiosidades sobre a Ucrânia.
Um dos eventos mais importantes para a Ucrânia foi a explosão nuclear de Chernobyl.

A usina nuclear de Chernobyl explodiu em 1986, causando graves doenças radioativas. Além disso, entre 50 e 185 milhões de radionuclídeos escaparam para a atmosfera. Então, milhões de acres de florestas e terras aráveis ​​foram infectados. Além disso, os animais nasceram deformados e os humanos sofreram efeitos adversos à saúde a longo prazo.

LEIA MAIS: Como Sobreviver A Uma Explosão Nuclear: Siga Esses 16 Passos!

É atravessada pelo terceiro maior rio da Europa

Curiosidades sobre a Ucrânia: maior rio da Europa.

O Rio Dniepre nasce na Rússia, atravessa a Bielorrússia e chega à Ucrânia até desaguar no Mar Negro. Além disso, de um total de 2.201 km, sua expansão na Ucrânia chega a 980 km. Ainda,  no verão também serve de praia para a capital da Ucrânia, Kiev, bem como para a cidade de Dnipro.

O símbolo da bandeira ucraniana que não conhece sua origem

Curiosidades sobre a Ucrânia.
Este símbolo na bandeira foi encontrado em muitas partes históricas da Ucrânia!

O tryzub, ou tridente, outrora o emblema dos russos de Kiev, é agora o símbolo nacional da Ucrânia. Na época da Rússia de Kiev, o tridente era considerado o emblema do príncipe Svetoslav. Além disso, imagens deste emblema foram encontradas nos tijolos de igrejas, castelos e palácios.

Ainda, as pesquisas não chegaram a um consenso até agora sobre a origem do tryzub. Enquanto alguns estudiosos associam o tridente a um falcão, um símbolo dos primeiros eslavos, outros o associam aos governantes bizantinos.

LEIA MAIS: Descubra 5 Fatos Curiosos Que Unem A Ucrânia E A Rússia!

Os ucranianos também têm seu herói nacional

Curiosidades sobre a Ucrânia.
Uma das universidades mais populares da Ucrânia.

Onde quer que você caminhe na Ucrânia, você verá o nome de Taras Shevchenko nas ruas, praças, universidades, estátuas e monumentos. Sim, eu sei, você se confundiu com o jogador de futebol Andriy Shevchenko.

No entanto, Taras Shevchenko é o herói nacional do país e o pai da moderna língua e literatura ucraniana. Além disso, ele era um poeta, escritor, pintor, dramaturgo e figura política, que foi preso por 10 anos (1847-1857) por sua oposição ao domínio russo e pelas suas ideias para ter uma Ucrânia independente. Por fim, a universidade homônima que se ilumina à noite é o que rouba toda a atenção.

Carros que fazem taxistas pagarem

Curiosidades sobre a Ucrânia: carros.

Numa época em que não havia Uber nem táxi, era comum na Ucrânia e na Rússia parar os carros na estrada e negociar o preço da rota caso o motorista estivesse indo para o seu destino. Ainda hoje, é uma prática comum na Ucrânia. Portanto, em caso de barreira linguística, negocie os preços com papel e caneta.

Alfabeto cirílico

Curiosidades sobre a Ucrânia: Alfabeto.

Por fim, a última das curiosidades sobre a Ucrânia!

Tanto o ucraniano quanto o russo são escritos no alfabeto cirílico. No entanto, no idioma ucraniano existem letras extras como і, ї e ґ que você não encontrará em russo.

Inclusive, eu tive a oportunidade de aprender o alfabeto cirílico na Grécia e foi uma ferramenta importante quando viajei para a Bulgária e especificamente para Sofia (onde surgiu este alfabeto). Pois tudo nesses países é escrito em cirílico, desde placas de ônibus até estações de metrô, trens e placas de rua.

Finalmente, o alfabeto cirílico foi inventado pelos monges bizantinos de Thessaloniki, Cirilo e Metódio!

Então, você já conhecia alguma das curiosidades sobre a Ucrânia deste artigo?

LEIA MAIS: Alfabeto Grego: Letras, Símbolos, Origem E História.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais