Recentemente muito tem se falado de dietas focadas na perda de peso e, dentre elas, uma que ganhou destaque foi a Dieta Asa-Banana, ou simplesmente Dieta da Banana Japonesa. Na verdade, ela é uma dieta que se baseia no consumo de bananas, ajudando no controle da fome ao longo do dia.
Esse novo plano alimentar surgiu no Japão e foi criado por uma empresa do ramo farmacêutico focada em medicina preventiva.
Qual o foco da dieta?
O princípio da dieta é a banana ser uma fruta cheia de benefícios. Por ser rica em fibras alimentares, retarda o esvaziamento intestinal e torna mais lenta a absorção da glicose dos alimentos para o sangue, sendo assim, mantém a pessoa saciada por mais tempo.
Além disso, é uma ótima opção para controla a compulsão alimentar e a ansiedade. Isso porque possui magnésico e triptofano, ajudando na melhora do bem-estar mental, controlando o humor e relaxamento.
LEIA MAIS: Xô, Tristeza! 9 Alimentos Que Irão Turbinar O Seu Humor!
Como funciona a dieta da banana do Japão
A dieta é bem simples:
- No café da manhã você pode comer bananas à vontade.
- Mastigue bem e devagar, para dar tempo para que seu cérebro entenda que está saciado.
- Então, após cerca de 30 minutos, você deve ingerir água a uma temperatura natural à vontade. Outra opção é consumir chá, sem adoçar.
- Além disso, é importante tomar muita água ao longo do dia. A água preencherá o espaço do seu estômago, auxiliando na redução da sensação de fome. Também é válido destacar que muitas vezes a sensação de sede é confundida com fome.
- Jante pelo menos 3 horas antes de dormir e até no máximo as 20 h.
- Coma bastante vegetais e folhas verdes ao longo do dia.
- Coma carboidratos complexos, cereais integrais em geral, leguminosas e proteínas magras.
- Durma pelo menos 7 horas por noite e antes das 00 h.
- Acorde descansado(a), sem pressa, sem o uso do despertador. O despertador causa irritação, o que causará mais ansiedade e irá piorar a compulsão alimentar.
- Por fim, pratique também atividade física.
LEIA MAIS: Exagerou Na Alimentação? Veja 4 Sucos Com Laranja Para Baixar A Pressão Alta!
O que não comer?
Por fim, nesta dieta é importante evitar doces, carboidratos simples, açúcar, frituras, alimentos ultraprocessados e fast foods em geral.
Fique atento(a)
Porém, é importante saber que ainda não exite comprovação científica a respeito da eficácia e completa segurança dessa dieta.
Além disso, nada substitui a consulta com um profissional especializado. Pois o nutricionista é que conseguirá adequar o seu cardápio e colocar nele, ao longo do dia, os micro e macronutrientes necessários. Sendo assim, você não terá deficiências nutricionais e vitamínicas.
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários