Xô, Tristeza! 9 Alimentos Que Irão Turbinar O Seu Humor!

Conheça aqui 9 alimentos que melhoram o humor!

Não é nenhuma novidade que bons hábitos de vida têm um forte impacto positivo no nosso humor.

Por exemplo, a prática regular de atividade física, a exposição ao sol com moderação, ter um animal de estimação, ter interação social ou até mesmo sair um pouco de dentro de casa, têm o poder de te deixar bem mais feliz.

Mas, o nosso humor é bem mais complexo que isso!

Porém, a boa notícia é que a sua alimentação tem capacidade de dar uma turbinada no seu humor!

Por isso, é sempre importante procurar um atendimento médico caso você apresente humor deprimido na maior parte do tempo.

Então, veja a seguir quais alimentos consumir para combater a depressão.

LEIA MAIS: Você Pode Ter Depressão E Não Sabia: Confira Os Sintomas!

9 Alimentos Que Melhoram O Humor

Folhas verdes

Acelga, espinafre e principalmente os vegetais verde escuros são ótimas fontes de vitaminas do complexo B.

Além do fato de que as vitaminas do complexo B têm um papel importante na química e na função cerebral, baixos níveis de algumas delas, como a B12, o folato e a B6 estão relacionados à depressão.

Ovos

Os ovos são fontes de vitaminas do complexo B e também de triptofano, um precursor de um importante neurotransmissor da felicidade: a serotonina.

LEIA MAIS: Receita De Crepioca Cremosa Com Queijo Em 2 Minutos: Muito Fácil!

Bananas

As bananas são importantes para combater o estresse e a depressão. Pois também possui vitaminas do complexo B e triptofano.

LEIA MAIS: Receita Deliciosa De Crepioca FIT De Banana, Aveia E Pasta De Amendoim!

Lentilha, Feijão e legumes

Antes de mais nada, o feijão, a lentilha, os legumes e outros carboidratos complexos dão saciedade e diminuem a vontade de comer doce e carboidratos simples. Portanto, reduzem o pico glicêmico, que seria o aumento súbito de açúcar no sangue após a ingesta de um alimento.

Além disso, eles agem reduzindo o índice glicêmico também de outros alimentos, quando consumidos juntos, numa mesma refeição.

Portanto, ao estabilizarem os níveis de açúcar no nosso sangue, são capazes de reduzir as mudanças de humor.

Ainda, o feijão e a lentilha possuem triptofano, usado para produzir serotonina.

Castanha do Pará

Antes de mais nada, a castanha do Pará é uma das principais fontes de selênio, que é importante para o funcionamento do organismo em geral.

Por exemplo, o selênio ajuda na produção de hormônios da tireoide, além de ter ação antioxidante e de fortalecer o sistema imune.

Inclusive, é comum que pessoas com deficiência de selênio apresentem depressão.

Além disso, o nosso cérebro é muito sensível ao estresse oxidativo e à inflamação crônica. Por isso, o selênio tem papel fundamental na manutenção do nosso humor.

Alimentos fermentados

Cada vez mais tem se provado a relação entre a saúde intestinal e a saúde cerebral.

Então, o que acontece é esses alimentos fermentados possuem probióticos. Por isso, são capazes de elevar os níveis de serotonina no nosso corpo.

LEIA MAIS: Receita De Smoothie FIT De Banana E Abacate: Cremoso E Energético!

Chocolate amargo

Claro que o chocolate teria que fazer parte da lista da felicidade! Porém, aqui não estamos falando de qualquer um e sim do chocolate amargo. Inclusive, quanto maior a porcentagem de cacau, melhor.

Isso porque o chocolate amargo tem os polifenóis do cacau, antioxidantes potentes. Sem contar na sensação de bem estar que o chocolate proporciona. Há estudos mostrando que pessoas que consomem chocolate amargo apresentaram menos sintomas depressivos.

Porém, nada de exagero!

Por fim, se o chocolate não for amargo, você poderá ter o efeito contrário. Pois ocorrerá um pico de açúcar no seu sangue, o que levará a uma piora do seu humor e labilidade emocional.

Café

Apesar de a cafeína poder piorar sintomas de ansiedade, estresse e insônia, na verdade, ela pode ajudar no seu humor!

Isso porque reduz a sensação de cansaço, devido a uma substância chamada adenosina.

Portanto, com isso, o café também aumentará os sentimentos positivos, além da sua atenção e alerta.

Ainda, a cafeína estimula a liberação de alguns neurotransmissores que dão um up no seu humor. Por exemplo, a noradrenalina e a norepinefrina.

Porém, há estudos mostrando que mesmo o café descafeinado possui efeito positivo no humor. O que mostra que os benefícios do café vão além da cafeína.

LEIA MAIS: Benefícios Do Café Grego!

Peixes como Salmão e Atum

Antes de mais nada, cerca de 60% do nosso tecido cerebral é composto de gordura. Portanto, fazer uma escolha consciente do tipo de gordura que consumimos durante o dia é essencial para manter o bom funcionamento deste órgão nobre.

E, os peixes mais gordos contêm ômega 3, que é bom tanto para a memória quanto para o coração. O que acontece é que essa substância funciona como um anti-inflamatório, o que é extremamente benéfico para o nosso cérebro.

Além disso, há dois tipos de ômega 3 principais, o Ácido Docosahexaenoico (DHA) e o Ácido Eicosapentaenóico (EPA), que agem nas vias dopaminérgicas e serotoninérgicas, responsáveis pelos sentimentos de prazer e felicidade.

Por fim, outras opções para conseguir o seu ômega 3 é ingerindo tofu ou linhaça!

LEIA MAIS: Salmão Ao Molho De Maracujá: Receita Incrível E Fácil De Fazer!

Então, qual desses alimentos que melhoram o humor você está pronto para incluir no seu dia a dia?

 

 

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais