Brazil Greece

»

»

Você usa tábuas de plástico? Melhor pensar 2 vezes antes de usar de novo

| Em 01/11/2023 às 09:15

As ferramentas que escolhemos para cozinhar devem ser, além de práticas, seguras para a nossa saúde e para o ambiente. Esse equilíbrio nem sempre é fácil de ser encontrado, principalmente quando falamos de tábua de cortes. Afinal, o que é mais seguro: plástico ou madeira? Venha saber a resposta com base na ciência!

Os microplásticos e o nosso dia a dia

O plástico, amplamente utilizado devido à sua aparente facilidade de limpeza e durabilidade, tornou-se uma armadilha de poluição ambiental. O material se decompõe em microplásticos, minúsculos pedaços que infelizmente terminam nos oceanos, nos animais e, indiretamente, em nossos próprios corpos.

A ingestão regular de plástico já foi comprovada por estudos ilustrando a ameaça à nossa saúde e ecossistemas. O que muitos não sabem é que a própria tábua de corte de plástico, ao ser utilizada, pode liberar microplásticos que são diretamente ingeridos, uma vez que ficam depositados nos alimentos que preparamos.

Corte seguro ou perigo invisível?

Um estudo revelou que, dependendo do estilo de corte e material das tábuas, um número significativo de microplásticos pode ser liberado e acabar na comida que consumimos diariamente.

Isso é alarmante, especialmente quando consideramos o quanto ainda não sabemos sobre os impactos dessas partículas em nosso organismo a longo prazo!

Experimentos comparando tábuas de corte de polietileno e polipropileno mostraram que os microplásticos liberados durante o corte variam, mas estão presentes em ambos os materiais, sendo, sem dúvida, uma preocupação válida para a nossa saúde alimentar.

Leia mais: Você coloca potes de plástico no micro-ondas? Então esta notícia é para você

Madeira, uma alternativa natural

As tábuas de madeira liberam micropartículas, oriundas de um material natural com menor potencial tóxico. Além disso, elas emergem como uma alternativa mais segura, sobretudo quando consideramos os riscos ainda não totalmente compreendidos dos microplásticos.

É intrigante pensar que a ciência explora as complexidades dos impactos dos plásticos em nosso corpo. Assim, retornar a materiais mais tradicionais e naturais pode ser um passo adiante na preservação de nossa saúde e do meio ambiente.

Reavaliando nossas escolhas na cozinha

Confrontados com essas descobertas, somos levados a repensar as nossas escolhas, especialmente na cozinha – um lugar sagrado que deve zelar pela nossa saúde, e não potencialmente comprometê-la.

Assim, o princípio da precaução sugere que, diante da incerteza sobre os efeitos dos microplásticos, talvez seja prudente reavaliar o uso de plásticos em nossas cozinhas e em nossas vidas de maneira mais ampla.

Gostou desse artigo? Confira mais como esse no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários