Quando pensamos em mudar as cores da casa, sem dúvidas, pensamos nas últimas tendências em arquitetura e interiores. Mas, sabia que o fluxo de energia também tem total influência nisso? Por isso, é muito importante saber como pintar cada cômodo do seu lar segundo as cores do Feng Shui.
E, por que pensar nisso? Segundo o Feng Shui, cada cor é sentida de forma diferente pelos moradores. Por isso, deve-se entender o significado e as influências energéticas de cada uma. Porém, para isso, é necessário compreender que esta escolha segue as áreas do baguá.
Vem saber o que é isso para, assim, escolher a pintura certa de cada cômodo da sua casa conforme as cores do Feng Shui.
Como funciona o baguá para escolher as cores do Feng Shui
Para escolher as cores do Feng Shui certas para sua casa, é importante entender o baguá. Inicialmente, isto é um mapa que representa as áreas da vida. Sendo assim, as cores são usadas de acordo com os guás do baguá ou as intenções de cada cômodo da casa.
Deste modo, cada cor do Feng Shui tem seus respectivos significados e efeitos energéticos, a saber:
Amarelo
Segundo o Feng Shui, esta cor representa poder e riqueza. Por isso, é associada à tolerância e à sabedoria. Acelera a energia e é uma boa escolha para estimular a alegria e espontaneidade.
Azul
Dentre as cores do Feng Shui, esta é conhecida por transmitir tranquilidade, harmonia e paz. O azul escuro, ainda, simboliza a sabedoria e o poder da intuição, enquanto o azul claro simboliza paz e espiritualidade.
Por outro lado, o azul esverdeado representa juventude e desenvolvimento.
Verde entre as cores do Feng Shui
O verde é a cor do guá da família e representa o elemento madeira. Logo, sua energia faz florescer projetos, inspirações e objetivos.
Roxo
Já conforme as cores do Feng Shui, o roxo sugere equilíbrio entre amor e sabedoria. Assim, é a tonalidade de grandes ideais e inspira autoridade e respeito.
LEIA MAIS: Louro poderoso! Simpatia com 3 folhas de louro para atrair prosperidade!
Vermelho
Por fim, o vermelho traz vigor, energia, paixão, ação, calor e verão. Desde os tons mais vibrantes até os mais escuros, é uma cor poderosa e sugere proteção divina.
O que simboliza o Rosa entre as cores do Feng Shui
O rosa, de acordo com o Feng Shui, simboliza amor, romance, felicidade e intenções puras. Além disso, é uma variação do vermelho, inclusive por ser uma mistura entre essa cor e o branco. Logo, representa também a união do espiritual com material, terra e céu.
Cinza
Versátil, o cinza varia entre metalizado, grafite, prata, claro, gelo e opaco. Um ponto importante desta cor no Feng Shui é representar o equilíbrio, uma vez que marca a mistura entre preto e branco.
Ademais, é uma tonalidade interessante para o guá dos amigos. Contudo, há que se ter cuidado para não deixar que uma cor moderna e marcante caia para a sobriedade, bem como um lado muito simples, neutra e até triste.
Preto
Entre as cores do Feng Shui, o preto é aquela que representa sabedoria, profundidade intelectual, insights e conexão espiritual.
Por isso, cuidado com o uso do preto nos ambientes. O ideal é combiná-lo com cores neutras ou com o clássico e belo branco nos móveis, nos detalhes ou para destacar cores fortes.
Branco
Inicialmente, é uma cor indicada para o guá da criatividade. Também, simboliza a paz, purificação e limpeza. Porém, também é preciso ter cuidado com o excesso, pois acelera a energia vital e, consequentemente, pode causar ansiedade.
Onde usar cada cor do Feng Shui nos cômodos da sua casa?
A princípio, cada cor do Feng Shui pode ser usada em áreas específicas da casa. Isso tem a ver com a energia emitida pelas respectivas tonalidades.
Sendo assim, vejamos como pintar os cômodos da sua casa, segundo as cores do Feng Shui:
- Amarelo: a cor é o guá do centro, bem como é ideal para salas de estudo e escritórios porque ajuda na concentração em períodos específicos, como provas e projetos.
- Azul: por emanar tranquilidade, entre as cores do Feng Shui, é recomendada para quartos de casal e crianças, biblioteca, sala de estudo e espaço de meditação.
- Verde: também é uma tonalidade perfeita para os quartos, principalmente de criança. Além disso, pode ser usada em espaços que precisam renovar as energias, ou seja, um novo lar.
- Roxo: guá da prosperidade e da espiritualidade. Um dos cômodos da casa para usá-lo é a sala de estar.
- Vermelho: guá do sucesso, vitalidade e proteção divina. Porém, não é indicado para os quartos. Caso não saiba o baguá da casa, limite-se a aplicá-lo apenas nos detalhes.
- Rosa: pode aparecer nos quartos, entrada da casa e sala de estudos.
- Cinza: seja qual for sua variação de cor, pode aparecer em diferentes cômodos. Uma dica é misturá-lo a outras cores.
- Preto: quando aplicado nos ambientes, indica profundidade, elegância e sofisticação. Contudo, se usado em excesso leva à sobriedade e até pessimismo. Logo, para evitar tais resultados, vale misturá-lo a outros tons, como o branco. Sabe onde esta cor fica especialmente bem? Na biblioteca, estúdios e salas de estudo.
- Branco: cor indicada para a cozinha, área de serviço, lavabo e banheiro. Também destaca objetos ou elementos coloridos, além de dar sensação de amplitude em ambientes pequenos
Confira outros conteúdos sobre Feng Shui e sua influência nos ambientes aqui, no site Brazil Greece.
0 comentários