Brazil Greece

»

»

O seguro que você usa hoje veio da Grécia e a gente pode provar!

| Em 11/04/2024 às 18:40

O seguro é um meio de proteção importante contra perdas, onde uma parte concorda em indenizar a outra por uma perda, dano ou até morte. Apesar de muitos acreditarem que esse tipo de contrato surgiu com o Direito Moderno, sua origem não é nada recente. De acordo com historiadores, ele tem raízes profundas na Grécia Antiga, mas com características bastante específicas da época. 

O seguro na antiguidade Grécia Antiga

Hoje em dia, as redes de seguro contam com regras complexas para o cumprimento do acordo. Já na Grécia Antiga, a prática era quase uma mistura entre um empréstimo e a apólice.

Nesse caso, eram contemplados aqueles que trabalhavam em uma das atividades mais perigosas da época, o comércio marítimo. Apesar de contar com cidades e portos importantes para a navegação, a região ainda sofria com muitos problemas, como pirataria e, claro, condições meteorológicas adversas.

Por esse motivo, eles inventaram o “bottomory”, que insistia em empréstimos sob a condição de que o reembolso, com juros substanciais, dependia da chegada segura de seus navios ao destino. Caso houvesse algum acidente, o credor (geralmente as cidades-estados), lidavam com a perda.

Leia mais: Ilha grega do deus Apolo que você nunca ouviu falar, mas deveria

A importância dos templos para os riscos financeiros

Além dos empréstimos e leis marítimas, a Grécia Antiga via seus templos não apenas como lugares de adoração, mas como centros para a proteção da riqueza dos comerciantes e marinheiros. Eles atuavam como cofres sagrados, onde esses indivíduos podiam depositar seus bens, garantindo uma espécie de poupança em momentos de crise financeira.

Leia mais: 6 países em que você pode viver bem mesmo tendo só R$ 5mil ao mês

Os golpes já existiam

Os gregos antigos não só estabeleceram para a base para seguros marítimos modernos, mas também para as primeiras fraudes nesse campo. Pouco tempo após a invenção do “bottomory”, os marinheiros perceberam que muitas vezes era vantajoso aproveitar a compensação de risco. 

Logo, proprietários de navios alegavam falsamente naufrágios, enquanto escondiam seus barcos em portos secretos para reivindicar o seguro. Em alguns casos, também ocorria o naufrágio proposital, como no esquema montado por Hegestratos e Xernothemis.

Esses dois homens, ao contratar uma seguradora de Siracusa, informaram que fariam um carregamento de milho até Atenas, mas a embarcação zarpou vazia da cidade. Até então, o plano era afundar o barco, voltar à costa em uma jangada e embolsar o seguro. 

No entanto, no terceiro dia, outros tripulantes ouviram batidas no porão. Lá, descobriram Hegestrados tentando sabotá-los. Com medo de uma revolta, o marinheiro pulou no mar e acabou se afogando.

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest