A vida possui algumas etapas que são caracterizadas, cada uma com seus marcos e peculiaridades, como a fase criança, adulta e a velhice.
Todas essas fases só podem ser compreendidas a partir da relação de aspectos cronológicos e biológicos e por isso, nem sempre eles estão em sintonia, podendo causar a sensação estar mais velho do que realmente é.
Saiba a diferença e o que caracteriza cada uma dessas idades
Idade cronológica
É a mais conhecida, a que mensura a passagem do tempo em anos desde o dia em que nascemos. É a forma mais usual e simples de obtermos informações. Visto que, existe um certo padrão de saúde e comportamento pré-esperado a cada faixa de idade.
Todavia, o conceito de idade é algo muito complexo e não deveria ser rotulado. Essa definição, muitas vezes, tende a deixar de lado que o tempo não é absoluto para nós.
Isto é, não significa que uma pessoa na casa dos vinte anos irá ter o mesmo comportamento e se sentir da mesma forma que outra na mesma idade.
Assim, em relação à idade cronológica, é natural que por vezes tenhamos o sentimento que estamos mais velhos em comparação com as mesmas pessoas de nossa idade.
Por não termos o mesmo gosto musicais que pessoas naquela faixa etária costumam ter, por exemplo.
LEIA MAIS: Três mitos sobre envelhecer nos quais você sempre acreditou
Idade biológica
Já a idade biológica pode ser definida por um conjunto de modificações fisiológicas, corporais e mentais que acontecem ao longo das nossas vidas.
À medida que vamos envelhecendo, o nosso organismo tende a ter algumas perdas em certas capacidades como no movimento e redução da eficiência dos órgãos do sentido.
A relação que pode ser feita entre a idade cronologia e a biológica é em relação ao relógio da idade dos nossos órgãos.
Esse relógio imaginário possibilita demonstrar-nos que cada órgão envelhece no seu tempo. E revelar se a saúde e função do coração, cérebro, pulmões e outros sistemas do nosso corpo estão funcionando conforme o esperado.
Assim, as nossas idades cronológicas e biológicas estão de fato conectadas e sofrem influências uma da outra, porém, nem sempre concordam, o que pode nos causar essa sensação de estarmos mais velhos do que realmente somos.
Gostou da curiosidade sobre como é de fato estar mais velho? Então não deixe de conferir mais artigos como esse no site Brazil Greece!
0 comentários