Brazil Greece

»

»

5 palavras da língua portuguesa que muita gente não sabe como se escreve

| Em 29/06/2023 às 09:30

Não é novidade para ninguém que a língua portuguesa é uma das mais complexas que existe. Por hora, até os próprios nativos ficam com dúvidas em relação a algumas regras gramaticais.

Isso se deve, principalmente, pelos vários tempos verbais existentes no idioma.

Por isso, as dúvidas em relação à língua portuguesa são muitas. Então, sabendo disso, separamos as mais comuns para você aprender de uma vez por todas. Portanto, confira a seguir!

A língua portuguesa e suas dificuldades gramaticais

Mas ou mais?

Essa dúvida é uma das mais comuns da língua portuguesa. O “mas” é usado como uma conjunção adversativa, transmitindo a ideia de oposição. Exemplo: Mariana não tinha medo, mas era prudente.

Já o “mais” é utilizado para se referir a algo que esteja sendo adicionado, porém, dependendo do contexto, ele assume o papel de conjunção, preposição, pronome indefinido e substantivo. Exemplo: O carro é mais rápido que a bicicleta.

Ao encontro de ou de encontro a?

Quando você deseja se referir a ir em direção a algo, usará “ao encontro de”. Exemplo: As ações do projeto vão ao encontro dos objetivos estabelecidos pela equipe.

No entanto, se a ideia que deseja transmitir for algo relacionado ao sentido contrário à alguma coisa, já irá utilizar “de encontro a”. Exemplos: A proposta apresentada vai de encontro às expectativas do cliente.

LEIA MAIS: Quantos pontos pretos você consegue encontra na imagem? Poucos acertam

Mal ou mau?

Essa dúvida é muito comum e grande maioria das pessoas acabam errando quanto ao uso correto. Porém, entenderemos cada uma delas.

O “mal” se referi a algo que foi feito de forma totalmente errada, e, também, é antônimo de “bem”. Exemplo: João estava se sentindo mal após comer algo estragado.

Já o “mau”, é relacionado a algo que foi feito de má qualidade ou se refere a alguém que exerce maldade. Para ele, podemos atribuir como antônimo de “bom”. Exemplo: O mau comportamento do aluno resultou em consequências disciplinares.

A ou há?

Quando você desejar se referir ao futuro, o certo é utilizar o “a”. Também pode ser usada quando se diz respeito a distâncias. Exemplo: A loja da minha mãe fica a 30 minutos da casa da minha tia.

Já o “há” é utilizado quando você  referir ao passado. Exemplo: Mário partiu há uma semana.

LEIA MAIS: Pedra preciosa: você sabe o que são os 4Cs do diamante?

Faz ou fazem?

Por fim, outra dúvida muito comum é sobre o “faz” ou “fazem”.

Bom, o “faz” é a maneira conjugada do verbo e pode ser utilizada de maneira pessoal ou impessoal. Exemplo: Faz muito tempo que não visito meus avós.

Enquanto o “fazer” é utilizado somente como verbo pessoal e se refere a uma ação que envolve duas ou mais pessoas. Exemplo: Eles fazem um ótimo trabalho como voluntários na comunidade.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

8 coisas que as visitas reparam assim que chegam na sua casa

8 coisas que as visitas reparam assim que chegam na sua casa

Quando recebemos visitas em nossa casa, é natural querer causar uma boa impressão e fazer com que se sintam confortáveis. Mas você já parou para pensar em quais são as coisas que as visitas sempre reparam primeiro ao chegar na sua casa? Bem, é bom saber disso para se...

6 truques infalíveis para sempre escolher a melhor melancia

6 truques infalíveis para sempre escolher a melhor melancia

Quantas vezes você já foi comprar uma melancia inteira no supermercado e, quando abriu em casa, não era nada do que esperava? Mas não se preocupe, porque hoje vou te mostrar como escolher a melancia mais saborosa! Escolher a melhor melancia é muito mais simples do que...

Orlando Brasileira receberá aeroporto internacional de R$ 500 milhões

Orlando Brasileira receberá aeroporto internacional de R$ 500 milhões

Conhecida por seus parques aquáticos e atrações voltadas ao lazer em família, a cidade de Olímpia, no interior paulista, está se preparando para dar um passo importante. A cidade, apelidada de “Orlando Brasileira”, vai ganhar um aeroporto internacional que promete...

Setembro de virada: os 3 signos que sentirão a força dos eclipses

Setembro de virada: os 3 signos que sentirão a força dos eclipses

Eclipses sempre despertaram curiosidade e até certo temor ao longo da história. Para a astrologia, esses fenômenos celestes funcionam como marcos de transformação, ativando áreas sensíveis do mapa de cada pessoa. Seus efeitos, porém, não costumam ser imediatos. Eles...

5 oportunidades de emprego remoto para brasileiro ganhar em dólar

5 oportunidades de emprego remoto para brasileiro ganhar em dólar

Com o avanço da digitalização e a valorização do dólar frente ao real, muitos brasileiros passaram a considerar uma mudança de rota profissional. Trabalhar remotamente para empresas internacionais, recebendo em moeda estrangeira, se tornou não apenas possível, mas...

Pessoas correm para a Starbucks e Mc Donald’s por causa de abóbora

Pessoas correm para a Starbucks e Mc Donald’s por causa de abóbora

A chegada do outono nos Estados Unidos traz muito mais do que folhas alaranjadas e temperaturas mais amenas. Para grandes redes de alimentação, essa época significa o início de uma corrida comercial marcada por um ingrediente inusitado: a abóbora. O chamado Pumpkin...

Viu um beija-flor? Veja o que isso significa no Feng Shui!

Viu um beija-flor? Veja o que isso significa no Feng Shui!

Ver um beija-flor de perto é sempre um momento especial. No Brasil, essa cena é comum: basta ter um jardim florido ou um bebedouro no quintal para que essas aves apareçam em voos rápidos, com cores brilhantes e movimentos quase hipnóticos. Mas, segundo o Feng Shui,...

0 comentários